Em outubro de 2017, numa contagem feita no livro “Sons of United”, soube-se que o Manchester United tinha atingido um recorde perto do inacreditável: os red devils jogavam há 3.883 jogos consecutivos com pelo menos um jogador da formação no onze inicial. Ou seja, desde outubro de 1937. Durante 80 anos, em todos os onzes iniciais de jogos do Campeonato, Taça e competições europeias e internacionais, pelo menos um jogador do Manchester United tinha completado a formação no próprio clube. Mais de um ano depois, a marca aproxima-se agora dos 4 mil jogos consecutivos.

A formação do Manchester United é, como os números comprovam, uma das mais frutíferas e bem sucedidas do futebol mundial. De George Best a Bobby Charlton, passando por Ryan Giggs, Paul Scholes, David Beckham e o mais atual Marcus Rashford, são centenas os jogadores que Old Trafford formou, apresentou ao mundo e lançou para o futuro. Shola Shoretire é apenas mais um deles – mas pelo caminho alcançou um extraordinário feito. 

Com 14 anos, 10 meses e 10 dias, o rapaz inglês com ascendência nigeriana tornou esta quarta-feira o mais novo de sempre a jogar na UEFA Youth League, a Liga dos Campeões dos juniores. Shola entrou aos 74 minutos da vitória do Manchester United frente ao Valência (2-1) para substituir Nishan Burkart, que marcou o primeiro golo dos red devils, e deixou o nome escrito a tinta permanente na história do futebol e do clube inglês. O avançado jogou ao lado e contra rapazes que tinham, no mínimo, mais cinco anos do que ele e deixou boas indicações, como a notável visão de jogo, a qualidade de passe e o controlo de bola.

Shola Shoretire realizou treinos de pré-época com os Sub-19 e os Sub-23 do United e é elegível para as seleções da Nigéria e de Inglaterra, já que os pais nasceram no país africano e o jogador tem dupla nacionalidade. Ao ser lançado por Nicky Butt – também ele antigo produto da formação do Manchester United e atual treinador dos juniores do clube –, Shola bateu o recorde que pertencia a Mile Svilar, guarda-redes do Benfica, que em 2014 se estreou na Youth League com apenas 15 anos, ao serviço do Anderlecht. No mesmo jogo, Butt lançou ainda Harvey Neville, filho de Phil Neville (irmão de Gary Neville, antigo jogador do Manchester United, e atual selecionador nacional da seleção inglesa de futebol feminino), que tem apenas 16 anos e também tem sido incluído nos escalões superiores de forma regular. O Manchester United apurou-se para os oitavos de final da UEFA Youth Cup ao passar no primeiro lugar do grupo, com 16 pontos. A Juventus ficou na segunda posição, com 10 pontos, e também passou à próxima fase.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR