Bloco de Esquerda

BE furioso com Centeno porque deu mais informações ao Parlamento alemão do que ao português

2.555

BE está furioso com Mário Centeno por ter dado informações ao parlamento alemão sobre o pagamento antecipado ao FMI que o parlamento português desconhece. Convocada conferência de imprensa "urgente".

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O Bloco de Esquerda convocou para esta tarde uma conferência de imprensa com caráter de “urgência”. O tema é o facto de o BE ter tido conhecimento de que o parlamento alemão discutiu e votou um documento com as condições para o pagamento antecipado ao FMI da dívida portuguesa. Documento esse que, segundo o Bloco de Esquerda, o parlamento português não teve acesso, o que deixou os bloquistas furiosos.

Numa nota enviada às redações esta tarde, o gabinete de imprensa do Bloco de Esquerda nota que a 29 de novembro o primeiro-ministro anunciou na Assembleia da República que iria fazer o pagamento antecipado da totalidade da dívida portuguesa ao FMI, no valor de 4.600 milhões de euros, sendo que esta segunda-feira o ministro das Finanças veio anunciar que o pagamento tinha sido todo feito, o que valeu uma poupança ao Estado português de 100 milhões de euros.

Segundo o Bloco de Esquerda, é nesse documento que se explica as condições para o pagamento antecipado da dívida, condições essas que, pelos vistos, o Parlamento alemão passou a conhecer e o parlamento português ainda desconhece. Trata-se, dizem, de uma questão de “respeito pelas instituições democráticas portuguesas”.

“É que as condições de pagamento constam da documentação enviada ao Parlamento alemão mas que é desconhecida da Assembleia da República Portuguesa, pelo que se exigem esclarecimentos do Governo sobre esta matéria”, lê-se na nota do BE enviada às redações.

A conferência de imprensa da deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua está prevista para as 17h desta sexta-feira.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rdinis@observador.pt
PSD

Marcelo, o conspirador /premium

Alexandre Homem Cristo

O pior destes 10 dias no PSD foi a interferência de Marcelo. Que o PSD se queira autodestruir, é problema seu. Que o Presidente não saiba agir dentro dos seus limites institucionais, é problema nosso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)