A DAF entregou o seu primeiro camião eléctrico à rede holandesa dos supermercados Jumbo, um tractor semi-reboque capaz de deslocar um total de 36 a 40 toneladas. O DAF CF está equipado com um motor eléctrico de 285 cv, alimentado por uma bateria de apenas 170 kWh, capacidade um pouco “curta” para um veículo com estas características, o que explica uma autonomia de somente 100 km, necessitando depois de 1,5 horas para a recarregar por completo.

Pelo seu lado, a Daimler entregou o primeiro camião Freightliner (marca americana) eCascadia eM2 à Pensk Trucks Leasing, empresa dos EUA com uma frota de 270.000 veículos destinados ao aluguer. A eCascadia eM2 é um camião não articulado de capacidade média, com um motor de 480 cv alimentado por uma bateria de 325 kWh de capacidade, o que lhe permite anunciar 370 km de autonomia.

De recordar que a mesma Daimler está a desenvolver um outro camião, o Urban eTruck que vai comercializar com a marca Mercedes, sendo este equipado com uma bateria de 212 kWh, o que lhe garante energia para percorrer 200 km entre recargas.

Todos estes camiões são ultrapassados, em termos de autonomia e desempenho, pelo Semi da Tesla, apresentado em Novembro de 2017 e com início de produção previsto para 2019. Ao contrário dos seus rivais, este tractor semi-reboque pode transportar 36 toneladas e percorrer até 805 km. Sendo que a marca americana anuncia ainda que, uma vez ligado aos novos Megachargers (substitutos mais potentes dos actuais Superchargers, a 120 kW), o Semi vai ser capaz de recarregar 80% em apenas 30 minutos, o que lhe permitirá percorrer mais 640 km.