Um autocarro turístico explodiu esta sexta-feira no sul do Cairo, capital do Egito, provocando pelo menos quatro mortos e 10 feridos, segundo a agência Reuters, que citou um comunicado do ministério do Interior. O veículo estaria a fazer o transporte de turistas vietnamitas. Ainda não há informações sobre as causas do acidente nem sobre o número de pessoas que estavam dentro do autocarro.

As autoridades egípcias já confirmaram a informação e falam de um engenho artesanal que foi plantado na estrada e que atingiu o autocarro quando este percorria a área de Marioutiyah, perto das pirâmides de Gizé. Entre os feridos, 9 são de nacionalidade vietnamita e o outros é do Egito: o condutor do autocarro. As quatro vítimas mortais são três turistas vietnamitas e o guia turístico, que era egípcio.

De acordo com as autoridades, a explosão ocorreu por volta das 18h15 locais (16h15 em Portugal).

O autocarro turístico transportava um total de 15 turistas vietnamitas, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Vietname.

O embaixador do Vietname no Egito, Tran Thanh Cong, já visitou o local no ataque e o Hospital Al Haram, onde as vítimas estão a ser tratadas, informou o ministério.

O artefacto explosivo, de fabrico caseira, foi colocado na rua, junto a um muro, e explodiu quando o autocarro passou no local, explicou o Ministério do Interior egípcio em comunicado, acrescentando que as forças de segurança e uma equipa do Ministério Público foram para o local para começar as investigações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro-ministro egípcio afirmou que os feridos foram transportados para o hospital de El Haram, onde o guia acabou por morrer durante uma cirurgia.

Mustafa Madbuli acrescentou que o autocarro saiu do caminho determinado pelo Ministério do Interior para veículos de turismo e não informou às autoridades da alteração de rota.

Este é o primeiro ataque com explosivos contra turistas no Egito desde o atentado em outubro de 2015 contra um avião russo que caiu na península do Sinai (nordeste) após explodir no ar, matando os seus 224 ocupantes.