BMW

1.237 cv: BMW M5 Competition vs Mercedes AMG E63 S

190

Este é um duelo entre as duas berlinas desportivas mais potentes do mercado. O BMW M5 na versão Competition, com 625 cv, enfrenta o Mercedes-AMG E63 S, com 612 cv. Qual será o mais rápido?

Autor
  • Observador

O BMW Série 5 e o Mercedes Classe E são dois dos veículos familiares mais confortáveis do mercado. Mas as suas versões mais desportivas, respectivamente o M5 e o AMG E63 correm o risco de ‘envergonhar’ muitos desportivos, pois oferecem mais de 600 cv e para cima de 750 Nm de binário. Estamos a falar de valores, em termos de potência e de força, que não ficam atrás dos propostos por coupés da Ferrari ou Lamborghini.

Para defender as cores da BMW nesta prova de arranque, está o M5 na sua versão mais puxada, o Competition. São cinco metros de automóvel (4,966 m) e 1.940 kg de peso, mas o seu motor 4.4 V8 biturbo debita 625 cv, mais 25 do que o M5 normal. Associado a uma caixa automática convencional e tracção integral, o BMW necessita de 3,3 segundos para atingir 100 km/h, mas depois não ultrapassa os 250 km/h porque a isso está limitado electronicamente.

O rival do M5 Competition neste confronto é o AMG E63 S, que extrai 612 cv do 4.0 V8 biturbo. E se esta unidade com menos 400 cc de capacidade assegura menos 13 cv, produz mais 100 Nm de força, ainda que a um regime ligeiramente mais elevado (700 rpm). Com apenas mais 50 kg, o Mercedes pode tornar-se um adversário de respeito, tanto mais que recorre igualmente à tracção integral e a uma caixa automática, aqui de nove velocidades. O E63 S anuncia 3,4 segundos de 0-100 km/h, mais um décimo do que o seu rival e conterrâneo, para depois chegar aos 300 km/h, uma vez que não está limitado electronicamente.

A Carwow forneceu a oportunidade para vermos estes dois monstros em acção, felizmente sem a família a bordo. No quarto de milha (402 m) com arranque parado, o equilíbrio é total, com o vencedor a ser o modelo mais rápido nos momentos iniciais, uma vez que a vantagem conseguida se mantém estável a partir daí. No arranque lançado, o maior torque impõe-se, para depois na prova de travagem ser o peso mais reduzido, ainda que ligeiramente, a garantir uma igualmente reduzida vantagem. Mas o melhor é ver o vídeo:

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
PSD

Marcelo, o conspirador /premium

Alexandre Homem Cristo

O pior destes 10 dias no PSD foi a interferência de Marcelo. Que o PSD se queira autodestruir, é problema seu. Que o Presidente não saiba agir dentro dos seus limites institucionais, é problema nosso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)