A jornalista Alberta Marques Fernandes, pivô da RTP3, publicou uma fotografia na rede social Facebook a pedir um telefonema a Marcelo Rebelo de Sousa. “Professor, ligue-me . Pode ser às 12h, às 14h ou às 15h para a RTP3. Também mereço”, escreveu ela na imagem em que surge com a mão em cima do auscultador de um telefone fixo.

Professor ligue -me . Pode ser às 12 às 14 ou às 15 para a RTP3. Também mereço ????

Posted by Alberta Marques Fernandes on Monday, January 7, 2019

A mensagem de Alberta Marques Fernandes foi publicada pouco depois de o Presidente da República ter ligado a Cristina Ferreira para lhe desejar sorte na estreia do novo programa da manhã da SIC. “Interrompi aqui uma reunião que tinha. Acabei uma e ia começar outra e espreitei para ver o seu primeiro programa. Como, ao longo da vida, várias vezes, estive consigo quando arrancou com novas fases da sua vida (…), queria desejar-lhe felicidades”, disse o Presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente referia-se à conversa que Cristina Ferreira conduziu com Marcelo Rebelo de Sousa, ainda antes de ser candidato à liderança de Portugal, no número inaugural da revista Cristina. Três anos depois, Marcelo voltou a falar com a nova apresentadora da SIC, desta vez por telefone e na qualidade de Presidente da República, para lhe elogiar o trabalho: “Gosto muito de ver o seu programa”.

E Cristina respondeu na mesma moeda: “Queria agradecer-lhe por ser meu Presidente, por ser Presidente de todos os portugueses, porque eu acho que a forma como tem feito a sua Presidência tem sido aquilo que nós todos portugueses merecíamos e queríamos. O afeto não é para todos”.

“Interrompi aqui uma reunião”: Marcelo liga em direto para programa de Cristina Ferreira

Criticado por ter telefonado a Cristina — há quem diga que o chefe de Estado está assim a assumir uma preferência na luta pelas audiências entre a SIC e a TVI –, Marcelo Rebelo de Sousa explicou à Agência Lusa porque é que o fez: “Eu tenho uma relação de amizade com ela, já dei a primeira entrevista na revista dela. Não indo ao programa nem tendo entrevista com ela, era o mínimo desejar-lhe boa sorte. É o mínimo de equilíbrio”.

Segundo ele, o telefonema foi feito “de improviso” e serviu para dar “paridade” aos dois programas da manhã dos canais generalistas privados. É que Marcelo Rebelo de Sousa tinha cedido uma entrevista a Manuel Luís Goucha na véspera de Natal no programa “Você na TV!”. De acordo com o Público, que cinta “fonte de Belém”, a conversa esta manhã com Cristina Ferreira foi feita para “estabelecer alguma igualdade com o concorrente direto”.

Marcelo telefonou a Cristina Ferreira e outros momentos insólitos dos líderes políticos pelo mundo