A Câmara Municipal de Funchal (CMF) desfraldou, esta quarta-feira à tarde, a bandeira da Venezuela em protesto contra o governo de Nicolás Maduro, escreve o Diário de Notícias da Madeira. Paulo Cafôfo, atual presidente da autarquia, apareceu na varanda da CMF e hasteou a bandeira venezuelana com a mensagem “Libertad”. O momento aconteceu na sequência de uma manifestação contra Maduro que ocupou a Praça do Município no dia em que Juan Guaidó proclamou-se presidente interino da Venezuela — Donald Trump já o reconheceu como tal.

Ao lado de Paulo Cafôfo, no momento em que a bandeira foi hasteada, estava o vereador João Pedro Vieira, também ele eleito pela Coligação Confiança.

Apesar da bandeira ter sido desfraldada na varanda da Câmara Municipal do Funchal, Carlos Fernandes, lusodescendente que viabilizou a manifestação desta quarta-feira, disse ao JM Madeira que a autarquia foi responsável por alguns entraves à respetiva manifestação: “Não houve muita vontade da parte deles para nos darem uma autorização para fazermos a manifestação e depois sai-se com esta”. “Uma pessoa que mente desta maneira tão descarada e que nunca se preocupou com os madeirenses na Venezuela, acho que é muito mau fazer um espetáculo destes, é uma palhaçada”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A manifestação desta tarde arrancou pelas 14h e chegou a juntar cerca de 450 pessoas, entre luso-descendentes e venezuelanos. Pelas 17h começou uma missa na Igreja do Colégio, também ela de índole venezuelano.

[Vídeo: Vários mortos no dia em que as ruas entraram em convulsão]

Artigo atualizado às 22h47 com declarações do promotor da manifestação ao jornal JM Madeira.