A Huawei foi eleita Escolha do Consumidor 2019, pela segunda vez consecutiva, na categoria de smartphones. O prémio foi atribuído pela Consumer Trends – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor. O portal é responsável por informar os consumidores sobre notícias, estudos de mercado e entrevistas sobre o mundo das marcas e das tendências de consumo e assume-se como uma referência a nível nacional.

É por isso que quando este portal, responsável por promover a avaliação da satisfação do consumidor com produtos e serviços em Portugal, inquire perto de 2000 indivíduos relativamente a 934 marcas e chega a um só resultado para cada categoria, altera o panorama da marca eleita Escolha do Consumidor a nível nacional. Em 2019 e no caso dos smartphones, a resposta foi inequívoca: a Huawei teve um índice de satisfação de 85,7% e uma intenção de compra de 89,3%, chegando a uma nota global de 86,4% face às marcas concorrentes. Mas o que faz dos smartphones da Huawei o objeto de desejo dos portugueses?

Câmara

A qualidade da imagem é um dos pontos fortes nos Huawei. O modo noite permite tirar fotografias perfeitas em locais de pouca luminosidade, mesmo sem tripé para fixar a imagem. O zoom vai desde a macro-fotografia (com 2,5 centímetros de distância) ao zoom 10x digital, passando pelo 3x óptico e o 5x híbrido, sem esquecer o mais recente super grande angular. O resultado é profissional, mesmo para quem não tem grande habilidade para fotografar.

Bateria

Estes dispositivos combinam inteligência artificial com longa duração, apresentando baterias com uma autonomia até dois dias. O carregamento é também fora de série: no caso do Huawei Mate20 PRo, atingem-se os 70% de bateria em apenas 30 minutos. Mas a verdadeira surpresa está no carregamento reversível sem fiosque permite transferir bateria entre dois dispositivos, encostando-os simplesmente um ao outro. O Huawei Mate20 Pro é o único smartphone no mercado com esta funcionalidade e pode doar bateria a qualquer smartphone que tenha tecnologia de carregamento sem fios.

Processador

A rapidez é notória e a chave para isso acontecer é a Inteligência Artificial. A gestão mais inteligente da bateria, o reconhecimento automático de objetos pela câmara e adaptação das definições da mesma consoante o ambiente são resultados da tecnologia de ponta da Huawei no que toca a IA.

Memória

No caso do modelo Huawei Mate20 Pro, o armazenamento é de 128 GB.

Ecrã

O tamanho e a resistência do ecrã foram também apontados como fatores decisivos para a satisfação dos consumidores.

Com mais de três décadas de história, a Huawei Technologies tem feito um interessante percurso no ramo da indústria tecnológica. A marca é hoje uma referência mundial no que diz respeito ao fornecimento de infraestruturas de dispositivos inteligentes de tecnologias de informação e comunicação. As soluções integradas apresentadas pela Huawei dividem-se em redes de telecomunicação, TI, dispositivos inteligentes e serviços de nuvem. No site da marca pode ler-se que o seu compromisso é “trazer o mundo digital a cada vez mais pessoas, a todas as casas e a todas as organizações”, contribuindo para “um mundo totalmente ligado entre si e inteligente”. E foi com esta premissa que integraram, em 2018, o ranking anual das Marcas mais Valiosas do Mundo, compilado pela Forbes, com um valor de marca estimado em 8,4 mil milhões de dólares americanos.

2 fotos

Com uma posição consolidada no mercado português, a Huawei pretende agora aumentar o reconhecimento espontâneo da marca e a confiança na mesma. Segundo Ana Lorena, Diretora de Marketing da Huawei Consumer BG, a marca ser eleita Escolha do Consumidor “é o espelho do trabalho que tem sido desenvolvido pela Huawei, que tem no consumidor o seu foco principal”. Para 2019, a marca garante que está decidida a oferecer “a melhor experiência de utilização” e a desafiar “continuamente os limites da indústria com tecnologias inovadoras que facilitem as tarefas diárias dos utilizadores”. O futuro está à porta.