O calor que se tem sentido nos últimos dias não é normal para um mês de fevereiro. Muitos foram os portugueses que aproveitaram as temperaturas acima dos 25º C para dar o primeiro mergulho do ano. Desde o início do ano, com a exceção da segunda quinzena de janeiro, a Europa em geral tem registado temperaturas anormalmente altas que teimam em tornar este inverno numa espécie de primavera antecipada. Mas, afinal, de onde vem este calor e até quando está para ficar?

A razão é simples: uma massa anti-ciclónica está a atravessar o velho continente. Portugal está na periferia desta mancha mas não por isso deixou de ser afetado. Trata-se de um fenómeno meteorológico que, por força da pressão do ar que circula de forma vertical e descendente, impede a formação de nuvens e, consequentemente, de precipitações. Verifica-se com mais frequência no verão mas também é possível que ocorra durante o inverno.

A força e as dimensões deste anti-ciclone não permitiram que a formação de frentes atlânticas ou de borrascas perturbassem os seus efeitos. Daí que nos últimos dias se tenha assistido a autênticos dias de primavera, com temperaturas muito mais altas do que as normalmente registadas nesta altura do ano.

Mas o calor não está para durar muito mais. Segundo as previsões do IPMA, há regiões do país que a partir de quarta-feira vão registar uma descida das temperaturas com a possibilidade da ocorrência de precipitações. Uma realidade que deve afetar a região continental de Portugal de um modo geral a partir do próximo fim de semana, o primeiro de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mês de janeiro deste ano já tinha sido considerado pela comunidade internacional como o terceiro mês mais quente desde que há registo. Os dados foram divulgados na semana passada pela Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (National Oceanic and Atmospheric Administration, NOAA), que tem registos desde 1880, e que diz que as 10 temperaturas mais quentes de sempre, quer da superfície terrestre quer oceânica, ocorreram todas a partir de 2002.

Janeiro deste ano foi o terceiro mês mais quente de sempre na Terra

Esta segunda-feira foi, aliás, um dia de recordes na Europa. Em Inglaterra, foi o dia de inverno mais quente de sempre. Já em Bruxelas o termómetro bateu nos 18,8 ºC, a temperatura mais elevada alguma vez registada num mês de fevereiro desde que começaram os registos na Bélgica, em 1901.

Bruxelas viveu hoje o seu dia mais quente desde 1901 com 18,8ºC