As redes sociais estão a incentivar os utilizadores a recolher lixo através de um novo desafio: o #Trashtag. Tornou-se viral esta semana e consiste em ir até um sítio muito poluído (pode ser uma praia, uma floresta, uma rua) e, depois de apanhar o lixo, partilhar uma fotografia do antes e depois da recolha. Até agora, segundo o CNN, já existem mais de 26 mil publicações no Instagram com esta hasthtag.
A ideia começou em 2015, quando a empresa de roupa UCO lançou a hasgtag. Na altura, o embaixador da marca, Steven Reinhold, contou que estava a viajar com um amigo e uma fatura voou pela janela. Foi apanhá-la e pelo facto de estarem num sítio bonito, decidiram recolher o lixo que ali se encontrava. O desafio só se tornou popular agora por conta da rede social Reddit, mas tem ganho mais espaço no Instagram.
Nesta fotografia, um grupo de três pessoas mostra a limpeza que fez ao local onde se encontram.
Este homem recolheu lixo que encontrou na praia e partilhou no Instagram com a hashtag #trashtag.
Outro utilizador mostra, nesta fotografia, o antes e o depois do local que ajudou a tornar menos poluído.
A hashtag parece estar a tornar-se num movimento, uma vez que apela à consciência das pessoas em relação ao uso do plástico e o lixo deixado nos mares e na rua.