Chefs

As últimas viagens de Anthony Bourdain chegam a Portugal

364

"Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido" vai estrear no canal 24 Kitchen já no próximo dia 1 de abril e promete ser o último adeus ao popular ex-cozinheiro e viajante norte-americano.

O apresentador morreu há quase um ano, em França, durante a gravação do seu programa

Divulgação

Quénia, Espanha, Indonésia e EUA (Manhattan e West Texas) — as últimas viagens de Anthony Bourdain vão chegar à televisão portuguesa no próximo dia 1 de abril, através do canal 24 Kitchen, com a estreia da 12ª e última temporada de “Parts Unknown”, o programa que o ex-cozinheiro e apresentador estava a gravar quando morreu.

Depois de ter sido exibido primeiro no Tribeca TV Festival de Nova Iorque, em setembro de 2018, e de mais tarde ter chegado aos ecrãs norte-americanos, via CNN, a 23 de setembro do mesmo ano, o icónico programa chega a Portugal com o nome “Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido” e será composto por sete episódios: os primeiros cinco no formato habitual e os últimos dois ao jeito de uma homenagem norte-americano que revolucionou a forma como o grande público vê e discute a gastronomia.

Esta temporada estava a ser gravada quando o Bourdain morreu em França, no dia 8 de junho de 2018. É por esse motivo que só o primeiro episódio contará com a sua já habitual narração. Nessa primeira viagem que se desenrola no continente africano, Bourdain explora a realidade sócio-cultural queniana com a ajuda do humorista W. Kamau Bell, conhecendo indústrias como a da roupa em segunda-mão, o panorama das reservas naturais e o fenómeno dos autocarros coloridos. No segundo episódio muda de continente e vai parar a solo europeu, a Espanha, mais precisamente. Com a ajuda do chef nomeado a Nobel da Paz José Andrés, Bourdain percorre a zona das Astúrias e das suas maravilhas naturais.  Em Bali, o episódio três, há toda uma viagem espiritual no campo da vida depois da morte e um grande enfoque nos problemas de turismo excessivo deste destino balnear, regressando aos EUA no capitulo seguinte da temporada, principalmente à zona do Big Bend, no Texas.

O quinto episódio é uma fase de transição rumo a um campo mais pessoal de Bourdain, já que percorre a zona de Nova Iorque, especialmente o bairro boémio de Lower East Side, onde começou a dar os primeiros passos na carreira de cozinheiro. Os dois últimos segmentos assumem um formato totalmente diferente e analisam, primeiro, a forma como Bourdain mudou o mundo da gastronomia e, depois, a maneira próxima e familiar como se relacionava com todas as pessoas da sua equipa.

“Acreditámos desde cedo que o “Parts Unknown” seria uma série excecional, com um protagonista incomparável e uma produção sem igual”, revelou Amy Entelis, uma das vice-presidentes na área do talento e do desenvolvimento de conteúdos da CNN Worldwide num comunicado divulgado pela Eater. “Estamos gratos por ter colaborado com um amigo tão incrivelmente talentoso que deu origem a um corpo de trabalho extraordinário, que tocou tanta gente”, acrescentou.

O livro de memórias

Já passou quase um ano desde a morte de Anthon Bourdain e desde então nunca mais deixaram de surgir homenagens atrás de homenagens. Depois dos murais urbanos, as peregrinações ao restaurante onde trabalhou e desta última temporada de Viagem ao Desconhecido surgem relatos de que a CNN irá lançar um livro tributo que inicialmente, ao que tudo indica, terá sido feito só para a sua filha Ariana mas que agora estará à disposição de todos.

No site da Amazon já é possível consultar a página “Anthony Bourdain Remembered”, a tal obra que é descrita como sendo um apanhado de “memórias e episódios” de jornalistas, fãs, escritores e músicos. Está previsto uma espécie de prefácio escrito por Barack Obama, bem como contributos do melhor amigo de Bourdain, o chef Eric Ripert, bem como o de outros personagens como o chef José Andrés, o músico Questlove e até da ativista Jill Filipovic.

“Estas lembranças dão-nos um vislumbre do impacto abrangente que Tony teve nos seus compromissos políticos e sociais; a sua dedicação ao viajar e provar (muita coisa); e o seu amor pela palavra escrita, bem como a sua profunda compaixão e abertura de espírito por outras vidas além da sua”, lê-se ainda na descrição do livro.

A data oficial de lançamento deste “Anthony Bourdain Remembered” (edição norte-americana) será, ao que tudo indica, a 28 de maio, já sendo possível fazer pré-reserva na mega-loja online.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)