Rádio Observador

Chefs

As últimas viagens de Anthony Bourdain chegam a Portugal

364

"Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido" vai estrear no canal 24 Kitchen já no próximo dia 1 de abril e promete ser o último adeus ao popular ex-cozinheiro e viajante norte-americano.

O apresentador morreu há quase um ano, em França, durante a gravação do seu programa

Divulgação

Quénia, Espanha, Indonésia e EUA (Manhattan e West Texas) — as últimas viagens de Anthony Bourdain vão chegar à televisão portuguesa no próximo dia 1 de abril, através do canal 24 Kitchen, com a estreia da 12ª e última temporada de “Parts Unknown”, o programa que o ex-cozinheiro e apresentador estava a gravar quando morreu.

Depois de ter sido exibido primeiro no Tribeca TV Festival de Nova Iorque, em setembro de 2018, e de mais tarde ter chegado aos ecrãs norte-americanos, via CNN, a 23 de setembro do mesmo ano, o icónico programa chega a Portugal com o nome “Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido” e será composto por sete episódios: os primeiros cinco no formato habitual e os últimos dois ao jeito de uma homenagem norte-americano que revolucionou a forma como o grande público vê e discute a gastronomia.

Esta temporada estava a ser gravada quando o Bourdain morreu em França, no dia 8 de junho de 2018. É por esse motivo que só o primeiro episódio contará com a sua já habitual narração. Nessa primeira viagem que se desenrola no continente africano, Bourdain explora a realidade sócio-cultural queniana com a ajuda do humorista W. Kamau Bell, conhecendo indústrias como a da roupa em segunda-mão, o panorama das reservas naturais e o fenómeno dos autocarros coloridos. No segundo episódio muda de continente e vai parar a solo europeu, a Espanha, mais precisamente. Com a ajuda do chef nomeado a Nobel da Paz José Andrés, Bourdain percorre a zona das Astúrias e das suas maravilhas naturais.  Em Bali, o episódio três, há toda uma viagem espiritual no campo da vida depois da morte e um grande enfoque nos problemas de turismo excessivo deste destino balnear, regressando aos EUA no capitulo seguinte da temporada, principalmente à zona do Big Bend, no Texas.

O quinto episódio é uma fase de transição rumo a um campo mais pessoal de Bourdain, já que percorre a zona de Nova Iorque, especialmente o bairro boémio de Lower East Side, onde começou a dar os primeiros passos na carreira de cozinheiro. Os dois últimos segmentos assumem um formato totalmente diferente e analisam, primeiro, a forma como Bourdain mudou o mundo da gastronomia e, depois, a maneira próxima e familiar como se relacionava com todas as pessoas da sua equipa.

“Acreditámos desde cedo que o “Parts Unknown” seria uma série excecional, com um protagonista incomparável e uma produção sem igual”, revelou Amy Entelis, uma das vice-presidentes na área do talento e do desenvolvimento de conteúdos da CNN Worldwide num comunicado divulgado pela Eater. “Estamos gratos por ter colaborado com um amigo tão incrivelmente talentoso que deu origem a um corpo de trabalho extraordinário, que tocou tanta gente”, acrescentou.

O livro de memórias

Já passou quase um ano desde a morte de Anthon Bourdain e desde então nunca mais deixaram de surgir homenagens atrás de homenagens. Depois dos murais urbanos, as peregrinações ao restaurante onde trabalhou e desta última temporada de Viagem ao Desconhecido surgem relatos de que a CNN irá lançar um livro tributo que inicialmente, ao que tudo indica, terá sido feito só para a sua filha Ariana mas que agora estará à disposição de todos.

No site da Amazon já é possível consultar a página “Anthony Bourdain Remembered”, a tal obra que é descrita como sendo um apanhado de “memórias e episódios” de jornalistas, fãs, escritores e músicos. Está previsto uma espécie de prefácio escrito por Barack Obama, bem como contributos do melhor amigo de Bourdain, o chef Eric Ripert, bem como o de outros personagens como o chef José Andrés, o músico Questlove e até da ativista Jill Filipovic.

“Estas lembranças dão-nos um vislumbre do impacto abrangente que Tony teve nos seus compromissos políticos e sociais; a sua dedicação ao viajar e provar (muita coisa); e o seu amor pela palavra escrita, bem como a sua profunda compaixão e abertura de espírito por outras vidas além da sua”, lê-se ainda na descrição do livro.

A data oficial de lançamento deste “Anthony Bourdain Remembered” (edição norte-americana) será, ao que tudo indica, a 28 de maio, já sendo possível fazer pré-reserva na mega-loja online.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)