Smart

Daimler decide este ano se Smart continua ou fecha

Dieter Zetsche será substituído em Maio por Ola Kallenius, sendo que ao novo CEO da Daimler caberá decidir se mantém ou fecha a Smart, marca que tem acumulado prejuízos, avança o jornal Handelsblatt.

De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, o futuro da Smart está repleto de nuvens negras e isto porque a marca de pequenos veículos do Grupo Daimler tem acumulado regularmente prejuízos, estimados entre 500 e 700 milhões de euros anuais.

A fonte do Handelsblatt é um membro do fabricante germânico, não identificado, que chama a atenção para a forte relação que Zetsche mantinha com a Smart – criada em 1994, mas cujo primeiro veículo foi comercializado em 1998 –, ao contrário de Ola Kallenius, o novo CEO da Daimler, que nunca manteve qualquer tipo de contacto com a Smart, o que tornaria mais fácil o seu encerramento.

A confirmar-se, não deixa de ser estranha a decisão, especialmente agora que a Mercedes necessita de ajuda para reduzir as emissões médias de CO2, sector em que a Smart poderá ser uma grande ajuda. Não só está a fazer uma mudança total para a electrificação, como mesmo antes disso os seus pequenos motores sempre anunciaram uma das médias de dióxido de carbono mais baixas do mercado.

A Smart foi um conceito criado pelo génio da relojoaria Nicholas Hayek, CEO da SHM (empresa que projectou e desenvolveu os relógios de pulso Swatch). Inicialmente, a parceria para desenvolver este projecto foi firmada com a Volkswagen, em 1991, até que a chegada de Ferdinand Piëch aos comandos lhe pôs termo. E foi assim que Hayek acabou por estabelecer uma parceria com a Daimler, em 1994. Hoje, o Smart é fabricado com base no chassi, motores e caixas do Renault Twingo, sendo fabricado pela Renault (o ForFour) e pela Smart (o ForTwo).

A pequena marca sempre prejudicou os lucros do grupo Daimler, sendo a última tentativa de a retirar do vermelho a transformação da Smart de um construtor de veículos com motor de combustão, para um especialista em modelos eléctricos. Caso não funcione, a fonte do Handelsblatt garante que Ola Kallenius não terá problema algum em “desligar a ficha”.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)