A ligação marítima entre o Funchal e Portimão vai ser retomada no dia 8 de julho. Durante os meses de verão, o ferry Volcan de Tijarafe vai fazer uma viagem semanal para ligar a região autónoma ao continente. Serão 12, no total. O modelo replica o que foi utilizado no verão passado. A notícia é avançada pela edição deste domingo do jornal Público.

As viagens podem ser compradas já a partir da próxima semana e os seus preços são os mesmos do ano passado. Os bilhetes mais baratos custam 85 euros para adultos não residentes na Madeira e 29,10 euros para residentes no arquipélago. Os mais caros, com direito a camarote duplo exterior, custam 187,05 euros para não residentes e os 74,80 euros para quem more na região autónoma. As crianças entre os 4 e os 11 anos têm um desconto de 50% e os menores de três anos podem viajar gratuitamente.

O ferry vai partir todas as segundas-feiras do Funchal pouco depois das 10h00, chegando a Portimão às 9h00 do dia seguinte. A viagem dura cerca de 23 horas. A embarcação tem capacidade para transportar mil passageiros e perto de 300 viaturas.

Existem preços para todo o tipo de transportes: os automóveis ligeiros pagam 125 euros, os motociclos custam 40 euros, as bicicletas ficam-se pelos 10 euros e as viaturas elétricas custam 65,50 euros.

Esta ligação é fretada pela Empresa de Navegação Madeirense (ENM) ao armador espanhol Naviera Armas. O Governo regional da Madeira paga, através de indemnizações compensatórias, 3 milhões de euros por ano. O contrato foi assinado no ano passado com uma duração prevista de três anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR