Eleições Europeias

Jovem ambientalista Greta Thunderg apela ao voto nas eleições europeias

444

A adolescente Greta Thunderg, que ainda não tem idade para votar, apela ao voto nas eleições europeias por serem essenciais para avançar com medidas que garantam a proteção do planeta.

"Temos agora uma janela aberta que nos permite agir, mas não ficará aberta por muito tempo. Por isso precisamos de aproveitar esta oportunidade para fazer algo", diz Greta Thunderg

PATRICK SEEGER/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A jovem ativista e ambientalista sueca Greta Thunberg apelou esta terça-feira ao voto nas eleições europeias e pediu aos jovens que pressionem o Parlamento Europeu para que tenha em conta as reivindicações de quem ainda não pode votar.

A adolescente, que ainda não tem idade para votar, defendeu esta terça-feira que é “essencial” votar nas europeias que se realizam entre 23 e 26 de maio, sublinhando que é preciso “aproveitar esta oportunidade para influenciar posições” no sentido de avançar com medidas que garantam a proteção do planeta.

No final de uma reunião com o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, a rapariga de 16 anos defendeu que já se está em contagem decrescente para agir contra o aquecimento global.

Nós temos agora uma janela aberta que nos permite agir, mas não ficará aberta por muito tempo. Por isso precisamos aproveitar esta oportunidade para fazer algo”, alertou.

Os políticos europeus devem “agir agora, porque já não há muito tempo”, disse a estudante, que no ano passado iniciou sozinha uma greve à escola em defesa do clima à qual têm aderido milhares de jovens em todo o mundo.

Greta Thunberg serviu de exemplo para milhares de jovens na Europa que nas últimas semanas têm saído à rua para chamar a atenção para a necessidade urgente de lutar contra as mudanças climáticas.

Em Estrasburgo, está prevista uma manifestação para o início da tarde desta terça-feira que terminará em frente do Parlamento Europeu e Greta Thunberg voltou a apelar aos jovens “para pressionarem as pessoas no poder e as gerações mais velhas”.

“Esta é uma ótima oportunidade para enviar uma mensagem e falar em nome de jovens que compartilham as mesmas preocupações que eu sobre a crise climática”, disse a adolescente.

Oiça as melhores histórias destas eleições europeias no podcast do Observador Eurovisões, publicado de segunda a sexta-feira até ao dia do voto.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)