790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sérgio e um romance com três capítulos e um final agridoce (a crónica do FC Porto-Santa Clara)

Este artigo tem mais de 5 anos

Sérgio Conceição preparou a equipa para a Champions, recuperou a equipa da eliminação e soube gerir a equipa na Liga. O FC Porto venceu no terceiro e último capítulo de um romance agridoce.

Um golo solitário de Marega chegou para vencer o Santa Clara
i

Um golo solitário de Marega chegou para vencer o Santa Clara

Ivan Del Val/Global Imagens

Um golo solitário de Marega chegou para vencer o Santa Clara

Ivan Del Val/Global Imagens

A semana do FC Porto podia ser resumida num simples tese organizada em três capítulos: o pré-Liga dos Campeões, o pós-eliminação da Liga dos Campeões e o regresso à luta onde não basta apenas ganhar. Este sábado, no Dragão, os dragões recebiam o Santa Clara e começavam o último dos três capítulos com a noção, sempre clara e omnipresente, de que ganhar é tudo aquilo que podem fazer para continuar a disputar a Primeira Liga.

A primeira fase, que se prolongou até ao final da noite de quarta-feira, assentava na esperança de uma reviravolta inédita contra o Liverpool depois da derrota em Anfield e tinha como objetivo a passagem às meias-finais, onde o adversário, entretanto já conhecido, seria o Barcelona. O capítulo inicial da semana do FC Porto conheceu o seu clímax durante os primeiros minutos da primeira parte da segunda mão no Dragão, altura em que a equipa de Sérgio Conceição foi sempre mais forte, mais perigosa e mais organizada do que os ingleses. A última página dos primeiros dias da semana dos dragões escreveu-se ao minuto 26 da receção ao Liverpool, quando Sadio Mané bateu Casillas e elevou para quatro o número de golos que o FC Porto tinha de marcar para seguir em frente.

O segundo capítulo começou assim que o apito final soou no Dragão na noite de quarta-feira. O Liverpool ganhou por 1-4, eliminou o FC Porto da Liga dos Campeões pela segunda temporada consecutiva e os dragões viam agora a restante época reduzida às cinco jornadas finais da Primeira Liga e à final da Taça de Portugal. O pós-eliminação começava com a ideia de que, apesar do adeus à Europa, alguma coisa de positivo teria ficado dos seis jogos da fase da grupo e das eliminatórias com a Roma e o Liverpool: no final da partida, Jürgen Klopp, treinador dos reds, elogiou Sérgio Conceição e garantiu que “gosta desta equipa do FC Porto”. O final do segundo capítulo fazia-se com a vitória moral tão portuguesa quanto confortante.

O maior elogio que veio do treinador adversário: Klopp abraçou jogadores do FC Porto um a um

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por fim, o terceiro e último capítulo. A receção ao Santa Clara, novamente antes de o Benfica jogar, voltava a ter a vitória enquanto campo de preenchimento obrigatório. À partida, Sérgio Conceição tinha todo o plantel à disposição à exceção de Fabiano, terceiro guarda-redes, e até Aboubakar regressava às convocatórias quase sete meses depois de se ter lesionado, em setembro; contudo, Pepe não aparecia nem no onze inicial nem no banco de suplentes e adivinhava-se uma gestão de esforço do central, que saiu do jogo com o Liverpool com queixas musculares. Éder Militão era então titular ao lado de Felipe no eixo da defesa e Wilson Manafá entrava no onze inicial, naquela que era única alteração face à equipa que entrou de início a meio da semana.

Mostrar Esconder

Ficha de jogo

FC Porto-Santa Clara, 1-0

30.ª jornada da Primeira Liga

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)

FC Porto: Casillas, Manafá, Felipe, Militão, Alex Telles, Otávio (Fernando Andrade, 64′), Danilo, Herrera, Brahimi (Corona, 61′), Marega, Soares (Óliver, 78′)

Suplentes não utilizados: Vaná, Maxi Pereira, Mbemba, Aboubakar

Treinador: Sérgio Conceição

Santa Clara: Marco, Patrick, Fábio Cardoso, César, João Lucas, Osama Rashid (Thiago Santana, 74′), Kaio Pantaleão, Martin Chrien (Ukra, 63′), Bruno Lamas, Zé Manuel (Pablo, 82′), Schettine

Suplentes não utilizados: João Lopes, Mamadu Candé, Lucas Marques, Malick Evouna

Treinador: João Henriques

Golos: Marega (18′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Schettine (74′), Corona (83′), Fernando Andrade (90′)

Se Sérgio Conceição tinha praticamente todos os jogadores disponíveis, João Henriques não podia contar com Francisco Ramos, que viu o quinto cartão amarelo na jornada anterior e é uma das peças fulcrais do xadrez da equipa açoriana. O Santa Clara, que nunca ganhou no Dragão, surgia em campo de forma descomplexada e totalmente despreocupada — tanto por motivos menos bons, como o facto de já não poder lutar por lugares de acesso à Europa, como por motivos positivos, como o facto de já estar longe da zona de despromoção e ir, quase de certeza, bater o recorde de pontuação da equipa insular.

Talvez por isso, por essa falta de preocupações, ausência de ansiedade e permanente descaramento, o Santa Clara não permitiu ao FC Porto os minutos iniciais arrebatadores que os dragões costumam ter nas partidas para a Primeira Liga. A equipa de Sérgio Conceição ia procurando a habitual verticalidade, principalmente a partir dos corredores, mas a forma intensa como o Santa Clara estava a jogar não permitia entrar em profundidade. Já os açorianos, apesar de alguma dificuldade na primeira fase de construção, apostavam precisamente na subida dos laterais enquanto apoio na transição ofensiva e acabaram por ser mesmo os primeiros a colocar a bola dentro da baliza — Zé Manuel, porém, estava em posição de fora de jogo (9′).

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do FC Porto-Santa Clara:]

Enquanto equipa forte a atacar e criativa a construir, sempre sob a batuta de Bruno Lemos, inspirado ’10’ dos insulares, o Santa Clara é ainda um conjunto algo frágil a defender, com receio do contacto e permeável a triangulações. O FC Porto acabou por chegar ao golo na melhor jogada que fez até àquele momento e no seguimento do primeiro remate que fez à baliza: Otávio tabelou com Herrera e apareceu metros à frente, já no interior da grande área e na cara de Marco, mas permitiu a defesa do guarda-redes do Santa Clara; na recarga, perante uma baliza deserta, Marega marcou pela segunda jornada consecutiva, algo que ainda não tinha feito no ano civil de 2019 (18′). Os dragões acabaram por cair de rendimento logo a seguir ao golo, os açorianos voltaram a marcar a voltaram a ver o golo anulado, desta vez por fora de jogo de Guilherme Schettine, e a primeira parte terminou mesmo algo partida e com o ascendente dividido entre os dois conjuntos, face a uma boa reação da equipa de João Henriques à desvantagem.

O FC Porto voltava para a segunda parte sem alterações e a fazer aquilo que procurou antes do intervalo mas nem sempre conseguiu. A equipa de Sérgio Conceição tentava controlar o jogo em posse, sem nunca acelerar demasiado e mais preocupado em neutralizar o setor criativo e de construção do Santa Clara, sempre liderado por um Bruno Lamas que tinha em Danilo o principal opositor. Este modelo, porém, gerava facilmente dois problemas: a dificuldade em chegar ao último terço do terreno adversário, tornando menos provável o segundo golo que tranquilizaria a equipa; e o adormecer do setor defensivo, que poderia ser apanhado desprevenido pela velocidade de Zé Manuel e Schettine e pela qualidade individual de Rashid e Lamas. Foi isso que aconteceu ainda no primeiro quarto de hora do segundo tempo, quando Schettine apareceu sozinho ao segundo poste a cabecear e foi Casillas, com uma defesa apertada, que evitou o empate (59′).

O jogo caiu rapidamente numa fase sem balizas, em que as equipas se enfrentavam no meio-campo com o FC Porto receoso quanto aos riscos a tomar e o Santa Clara sem capacidade para desamarrar a partida. No banco, pelo menos, Sérgio Conceição queria resolver o encontro e lançou Corona e Fernando Andrade para tirar Brahimi e Otávio, dois dos elementos mais fustigados pelo romance de três capítulos que foi a semana dos dragões. As alterações provocaram de forma quase direta as duas melhores oportunidades do FC Porto na segunda parte, precisamente através dos dois jogadores que entraram: Corona atirou por cima depois de uma jogada na esquerda (68′) e Fernando viu Marco roubar-lhe o golo com uma enorme defesa (75′).

Até ao fim, o FC Porto blindou os últimos 30 metros do próprio meio-campo e não permitiu grandes aventuras ao Santa Clara — que, apesar de ter vontade, não tinha qualidade para conseguir mais. Jogo quanto baste dos dragões, que terminaram o encontro em claro sub-rendimento físico face à exigência competitiva das últimas duas semanas. Desde o passado sábado, dia em que o FC Porto venceu o Portimonense e iniciou esta espécie de romance em três atos, Sérgio Conceição soube preparar a equipa para ser melhor do que o Liverpool na primeira parte, soube recuperar a equipa depois de uma eliminação e soube gerir a equipa para consolidar a sexta vitória consecutiva na Primeira Liga.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora