O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu hoje às Forças Armadas venezuelanas que estejam “mais unidas e coesas do que nunca”, depois da tentativa falhada de levantamento militar na terça-feira.

“Não somos um país fraco, nem desprotegido. Somos um país com uma Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) poderosa, que deve estar cada vez mais unida, coesa e leal do que nunca”, afirmou Nicolás Maduro, citado pela agência espanhola EFE, durante uma visita a um centro de treinos militar, localizado no estado de Cojedes.

Nicolás Maduro, que se fez acompanhar nesta visita pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino, e por altos comandos militares, sublinhou que essa união é fundamental, uma vez que “existe um império norte-americano que pretende governar toda a América”.

Esta visita de Nicolás Maduro surge num contexto de grande tensão política, depois de o presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, ter liderado um levantamento militar falhado em Caracas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por esse motivo, Maduro pediu aos cadetes que “estejam atentos aos “traidores” e que tenham uma “lealdade ativa”.

Segundo o líder venezuelano, os Estados Unidos “iniciaram uma guerra de caráter não convencional para enfraquecer” a Venezuela, assim como uma conspiração para dividir e destruir as FANB.

“Já assistimos a um grupo de traidores na Praça Altamira. Levaram metralhadoras e espingardas para as apontar às Forças Armadas e ao povo”, concluiu, numa referência aos militares que participaram no levantamento militar de terça-feira.