As motos de cross e de trial estão na lista para serem dominadas pelos motores eléctricos. Tal como acontece nos automóveis, os motores alimentados por bateria podem não ser a solução indicada para todos, mas lá que têm as suas vantagens ninguém duvida.

Há cada vez mais países e locais onde circular em estradas de terra com uma ruidosa moto de cross ou de trial é proibido ou muito controlado. Os motores eléctricos resolvem o problema da poluição e do ruído, permitindo o acesso a uma série de locais que de outra forma estariam vedados. Mas levanta-se a questão: até que ponto garantem o mesmo tipo de gozo, subindo pedras, saltando de um lado para o outro e deslocando-se por trilhos como se fossem estradas?

Uma das propostas mais interessantes neste segmento vem dos lados da Oset, empresa americana que em 2010 se mudou para Inglaterra, onde produz uma gama de veículos eléctricos de duas rodas para todas as idades, dos 3 anos a adulto (que pode ver aqui). Chris Northover, um duplo de cinema, mostra o que este tipo de moto é capaz de fazer, sendo ainda mais leve e mais barata:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR