O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta terça-feira que as eleições europeias de final de maio devem revelar uma Europa com a qual os cidadãos “sonham”, “mais forte e mais ambiciosa”, que una os Estados-membros.

“Estamos a alguns dias do momento de querermos mostrar como a Europa que sonhamos deve ser uma Europa mais forte, mais ambiciosa, mais avançada, mais progressiva, mais social e mais próxima das pessoas”, declarou o chefe de Estado.

Falando da sessão de encerramento do XIII Encontro Cotec Europa, que decorreu na cidade italiana de Nápoles e juntou associações nacionais para a inovação e desenvolvimento dos países mediterrânicos (Itália, Espanha e Portugal), Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o evento se traduziu numa “vitória da Europa”.

“Só a Europa podia unir italianos, espanhóis e portuguesas. Só a Europa nos une na nossa diversidade, só a Europa nos mobiliza para irmos mais longe na satisfação dos cidadãos e só a Europa nos faz mais fortes no mundo, mais solidários”, elencou.

O chefe de Estado português notou que também este encontro anual da Cotec, que decorre sob o tema “Competitividade e da Inovação na Administração Pública”, aconteceu “a dois dias do Dia da Europa”, que se assinala na quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu acredito em Portugal, em Espanha, em Itália e na Europa. Juntos, europeus, venceremos”, adiantou.

As eleições europeias decorrem entre 23 e 26 de maio.

O objetivo do encontro desta terça-feira era delinear planos de ação comuns para a administração pública, numa altura marcada por grandes mudanças industriais e tecnológicas.

A sessão decorreu no Teatro San Carlo, em Nápoles, e juntou líderes empresariais e figuras institucionais dos três países.

Na ocasião, estiveram também presentes o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e o Rei de Espanha, Felipe V, que, como Marcelo Rebelo de Sousa, fizeram os discursos da sessão de encerramento.

Falando sobre o tema, o responsável português apontou como um dos desafios da digitalização levar as novas tecnologias aos sistemas políticos.

“Já chegou na manifestação [de interesse], mas não no conteúdo”, notou.

Para o chefe de Estado, “é preciso que o sistema político compreenda a revolução digital e assuma a revolução digital”.

“É preciso que os políticos nacionais e europeus entendam e compreendam a revolução 4.0”, concluiu.

Os encontros Cotec Europa são organizados desde 2005 alternadamente em Portugal, Espanha e Itália. Em fevereiro do ano passado, o encontro da Cotec Europa realizou-se em Mafra, no distrito de Lisboa.