Frederico Varandas, presidente do Sporting, foi esta tarde às bancadas do Pavilhão João Rocha assistir uma adepta durante a meia-final da Liga Europeia de hóquei em patins entre os leões e o Benfica, prestando os primeiros socorros quando se apercebeu da situação e ficando à espera no interior do recinto até à saída da ambulância, o que aconteceu minutos depois.

Sporting derrota Benfica e volta à final da Liga Europeia 30 anos depois para defrontar FC Porto

Tudo se passou depois do meio da segunda parte, com cerca de oito minutos para jogar, na bancada onde se concentram os adeptos verde e brancos com lugar anual: depois de se aperceberem do que se estava a passar, vários outros adeptos chamaram os bombeiros e abriram uma zona para um rápido acesso ao local. A adepta foi transportada pelos bombeiros para uma área de acesso ao recinto pela porta 1 do João Rocha, onde o número 1 leonino se juntou para prestar primeiros socorros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Varandas, que estava na tribuna a assistir ao encontro com outros dirigentes leoninos e responsáveis Comité Europeu de Hóquei em Patins, permaneceu com a adepta até estabilizar a situação (suspeita da AVC), ajudando depois os bombeiros no transporte para a ambulância que entretanto já estava à espera junto à porta 1 e falando com as acompanhantes da adepta até sair rumo ao Hospital de Santa Maria. Por perto do presidente do Sporting estavam também alguns funcionários do clube e Miguel Cal, vice-presidente e administrador da SAD. Nesta altura, o dérbi já tinha entrado nos seus últimos dois minutos.

Frederico Varandas: o médico que só faltou a um jogo porque estava no Afeganistão e quer ser presidente do Sporting

De referir que esta não é a primeira vez desde que foi eleito presidente, a 8 de setembro, que Frederico Varandas, médico de profissão, auxilia um adepto: em Braga, já depois do final do jogo decisivo da Taça da Liga de futebol com o FC Porto, o líder verde e branco apercebeu-se de algo na bancada, saltou as barreiras que separam as bancadas do relvado e foi prestar também os primeiros socorros ao vice-presidente do Núcleo do Sporting de Braga, José Ramos, fazendo manobras de reanimação até à chegada ao local de uma equipa do INEM que controlou a situação antes de transportar o adepto para uma unidade hospitalar.

“Agradeço muito a atitude do presidente, que até saltou um varandim para me socorrer. É um senhor que anda no futebol. Vestiu a pele dele, de médico. Viu um ser humano, nem sabia que era adepto do Sporting. Acudiu-me e acudiu bem. Auxiliou-me, colocou-me na posição certa e acalmou-me. É um grande homem, um grande presidente, mas também um grande médico”, comentou mais tarde José Ramos, em declaração ao jornal O Jogo.