Cupra

Formentor regressa às origens e à ponta de Maiorca

A marca desportiva da Seat, que já revelou o Concept Formentor, está em vias de surgir com a versão produzida em série do SUV espanhol. Até lá, o SUV com ar de coupé visitou o Cabo que lhe dá o nome.

A Cupra é a marca desportiva da Seat e, dúvidas houvesse, a sua sede está localizada onde até aqui residia a equipa de competição da marca espanhola: a Seat Sport. A Cupra começou por assegurar as versões mais assanhadas da Seat, mas visa mais alto e a prova é o Formentor, um Cupra SUV com ar de coupé, que nada tem a ver com qualquer outro modelo do Grupo Volkswagen.

Formentor, a sua denominação, está associado ao cabo na zona Leste da ilha de Maiorca, uma zona bela, mas de aspecto árido, em que são mais as pedras e rochas do que a vegetação luxuriante. Mas acima de tudo, Formentor é o veículo que vai provar que a Cupra tem vida própria, independentemente das relações com o Grupo Volkswagen e, sobretudo, com a Seat.

O Cupra Formentor começa por surgir enquanto um híbrido plug-in (PHEV), visando fornecer ao condutor uma potência entusiasmante, mas sem comprometer o consumo e as emissões. A potência combinada atinge 245 cv, com a capacidade de o SUV coupé percorrer 50 km em modo exclusivamente eléctrico, segundo o método WLTP.

O sistema híbrido do Cupra Formentor alia um motor eléctrico a uma unidade a gasolina, o 1.5 TSI, ambos associados a uma caixa automática de dupla embraiagem, similar à utilizada noutros modelos PHEV que o grupo vai introduzir em breve. De caminho, o Formentor revela a nova frente da Cupra, que será alargada aos restantes modelos do construtor. Além da versão PHEV, com mais potência e menos consumo, o Formentor proporá igualmente uma versão mild hybrid, com sistema a 48 Volts.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)