Rádio Observador

Mario Draghi

Presidente do BCE Mario Draghi condecorado por Marcelo

Presidente do Banco Central Europeu será condecorado pelo Presidente português esta quarta-feira. Draghi está a participar no Fórum do BCE em Sintra.

Mario Draghi está à frente do BCE desde 2011

AFP/Getty Images

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, vai ser condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta quarta-feira. A notícia foi avançada pelo jornal ECO e confirmada pelo Observador junto de fonte da Presidência da República.

Draghi, que termina o seu mandato daqui a quatro meses, está em Sintra a participar no Fórum do BCE. Será no final deste evento, na quarta-feira, que a cerimónia de condecoração terá lugar, pelas 19h.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha trazido Mario Draghi a Portugal em 2016, quando o convidou para participar numa das reuniões de Conselho de Estado. À altura, Marcelo classificou como “importante” a vinda do Presidente do BCE . “Pelo papel que tem o banco no quadro das instituições europeias e porque é fundamental que nós tenhamos a noção de que o que se passa económica e financeiramente em Portugal tem a ver com o que se passa na Europa. E é bom que o Presidente do Banco Central Europeu tenha a noção exata daquilo que se passa em Portugal”, disse à altura o Presidente da República.

O italiano Mario Draghi está à frente do BCE desde 2011. O seu mandato na instituição ficou marcado pelas crises das dívidas soberanas de vários países europeus, nomeadamente da Grécia. Em 2012, Draghi prometeu que faria “tudo o que for preciso” para salvar o Euro e, consigo à frente do Banco Central, o órgão adquiriu mais poder e mais influência para ajudar a combater a crise económica em solo europeu, promovendo medidas como o Quantitive Easing. 

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: cbruno@observador.pt
BCE

Arrivederci, Mario!

Jorge Silveira Botelho

Os que creem que as taxas de juro na Europa não sobem não se iludam. Quem de perfeito juízo acredita que Draghi deixará em mãos alheias o anúncio do fim do ciclo monetário que tão arrojadamente abriu?

Brasil

Em nome do Brasil, peço desculpas /premium

Ruth Manus

Não, eu não elegi este governo. Mas o meu país o fez. Parte por acreditar na política do ódio, parte por ignorância, parte por ser vítima das tantas fake news produzidas ao longo do processo eleitoral

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)