790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Coates, a luz do motor que reacende quando o carro já parecia estar a pegar (a crónica do Sporting-Rio Ave)

Este artigo tem mais de 4 anos

O Sporting começou a época sem gás, encheu o depósito com o Portimonense e viu a luz do motor reacender com o Rio Ave e por intermédio de Coates (2-3). E não se sabe se é avaria para durar.

O avançado uruguaio acabou por ser expulso na sequência do terceiro penálti
i

O avançado uruguaio acabou por ser expulso na sequência do terceiro penálti

LUSA

O avançado uruguaio acabou por ser expulso na sequência do terceiro penálti

LUSA

Quando a luz do motor acende, a maioria dos condutores fica em alerta vermelho. Uma avaria no motor, para além de ser um dos problemas mais graves que um carro pode ter, é dispendiosa, demorada e imprevisível. Ainda assim, muitas vezes, essa mesma luz apaga segundos depois de acender, quando o carro aquece e anda alguns metros. O condutor descansa e esquece a luz do motor, segue caminho e não volta a recordar o susto de há momentos. O problema é que, na larga maioria das vezes, basta um solavanco, uma travagem menos calculada ou uma manobra mais áspera para que a luz do motor volte a acender e a preocupar o condutor.

Este pormenor de mecânica que é também senso comum assemelha-se, em larga escala, ao momento que o Sporting vive nesta altura. A luz do motor acendeu na Supertaça, com a goleada sofrida com o Benfica, manteve-se acesa na primeira jornada e no empate com o Marítimo e apagou em Alvalade, com o Sp. Braga, quando o carro aqueceu e começou a carburar, culminando na vitória convincente perante o Portimonense na semana passada. Ora, ainda assim, e mesmo estando em primeiro lugar com os mesmos pontos que o Famalicão e mais um do que os rivais diretos, a verdade é que basta ao Sporting e ao Marcel Keizer um solavanco, uma travagem ou uma manobra para que a luz do motor volte a acender.

Mostrar Esconder

Ficha de jogo

Sporting-Rio Ave, 2-3

4.ª jornada da Primeira Liga

Estádio de Alvalade, em Lisboa

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)

Sporting: Renan, Thierry, Coates, Mathieu, Acuña (Gonzalo Plata, 90+1′), Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Vietto (Borja, 79′), Luiz Phellype

Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Neto, Eduardo, Rafael Camacho, Diaby

Treinador: Marcel Keizer

Rio Ave: Kieszek, Nelson Monte, Borevkovic, Aderlan Santos, Matheus Reis, Tarantini (Jambor, 74′), Filipe Augusto, Nuno Santos (Carlos Mané, 68′), Diego Lopes, Mehdi Taremi, Bruno Moreira (Ronan, 79′)

Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Pedro Amaral, Messias Jr, Gabrielzinho

Treinador: Carlos Carvalhal

Golos: Filipe Augusto (gp, 6′ e 90+1′), Bruno Fernandes (20′), Luiz Phellype (53′), Ronan (gp, 86′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Coates (4′ e 89′), Filipe Augusto (18′), Matheus Reis (57′); cartão vermelho por acumulação a Coates (89′)

Este sábado, o Sporting recebia o Rio Ave assente nas boas indicações deixadas em Portimão mas sabia que um empate ou uma derrota, principalmente em casa, podiam significar o recordar da crise do final da pré-temporada e início da época. Marcel Keizer, ciente de que seria o epicentro desse reavivar da crise caso o cenário confirmado fosse qualquer um que não a vitória, decidiu apostar numa espécie de evolução na continuidade e não fez qualquer alteração à equipa que bateu o Portimonense, mantendo a titularidade de Vietto e deixando Diaby novamente no banco de suplentes. Do outro lado, Carlos Carvalhal — que voltava a Alvalade dez anos depois de ter orientado os leões — também mantinha o onze inicial que goleou o Desp. Aves na jornada anterior e contava com Mehdi Taremi, o avançado que marcou um hat-trick à equipa da Vila das Aves e esteve em dúvida durante a semana devido a uma lesão muscular. No banco estava Carlos Mané, antigo jogador do Sporting que se transferiu este verão para o Rio Ave.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na disposição inicial dos jogadores em campo, depressa se percebeu que Raphinha atuaria no corredor direito, que Vietto estaria tombado para a esquerda e que Bruno Fernandes ocuparia os terrenos entre os dois, nas costas de Luiz Phellype — ainda assim, o argentino aparecia muito por dentro, em espaços interiores e perto do médio português, enquanto que o brasileiro surgia mais facilmente na grande área e em zonas de finalização. Mais atrás, numa zona recuada do meio-campo, Doumbia e Wendel cumpriam funções mais defensivas, ainda que o brasileiro fosse sempre o escolhido para sair com bola e servir de fase inicial de construção. Tudo isto se tornou secundário, porém, logo aos quatro minutos, quando Coates carregou Taremi em falta no interior da área de Renan e cometeu grande penalidade. Na conversão, Filipe Augusto fez o terceiro golo da conta pessoal esta temporada (6′), sendo que todos foram de penálti, e colocou o Rio Ave a vencer em Alvalade (marcando ainda o primeiro golo em quatro anos que os vilacondenses apontaram em casa do Sporting).

Contudo, e mesmo antes de chegar ao golo, a verdade é que o Rio Ave já tinha deixado perceber que iria incomodar os leões ao tentar entrar nas costas da defesa, com passes de rotura colocados ou entre Acuña e Mathieu, ou entre Thierry e Coates, ainda que sempre com alguma preponderância para a faixa esquerda do setor mais recuado da equipa de Keizer. De forma natural, porém, o Sporting subiu as linhas e procurou começar a pôr em prática o que tinha pensado para o jogo, já que não teve tempo para o fazer até ficar em desvantagem. Nos 20 minutos iniciais, os leões construíram oito ataques mas não conseguiram rematar uma única vez, permanecendo sem qualquer oportunidade de golo — ainda assim, o jogo estava com um ritmo interessante, muito dividido no centro do terreno, e os dois conjuntos mostravam que tinham preparado o encontro de forma meticulosa. O Sporting chegou ao empate precisamente através do primeiro remate que fez, com Acuña a aparecer adiantado na faixa esquerda e a cruzar rasteiro para a grande área; Luiz Phellype falhou o desvio ao primeiro poste, Raphinha tentou rematar ao segundo mas a defensiva do Rio Ave aliviou para a zona da marca de penálti; Bruno Fernandes, vindo de trás, encheu o pé, não deu qualquer hipótese a Kieszek e assinou o 50.º golo com a camisola leonina (20′).

O Sporting podia ter-se colocado a vencer logo em seguida, com Bruno Fernandes a esticar-se para desviar uma bola cruzada por Raphinha (21′), mas o empate dos leões acabou por levar a partida para um período morno que se estendeu até ao intervalo. Nenhuma das equipas conseguia controlar as ocorrências durante espaços prolongados de tempo: os vilacondenses criavam perigo pelo corredor direito do ataque mas falhavam normalmente o último passe, enquanto que os leões tinham o setor intermédio e o ofensivo demasiado distantes, com Bruno Fernandes e Vietto a tentar servir de elos de ligação mas com dificuldade em encontrar linhas de passe para estender o jogo. No final da primeira parte, e já depois de Wendel ver um golo ser anulado já no período de descontos por fora de jogo (45+1′), adivinhava-se um segundo tempo muito discutido entre duas equipas que iriam claramente procurar a vitória.

Na segunda parte, nenhum dos treinadores fez alterações e Renan abriu o segundo tempo logo com uma grande intervenção, ao evitar o golo de Taremi com o pé depois de um passe longo que deixou o avançado do Rio Ave isolado e em direção à baliza leonina (46′). As duas equipas voltaram do intervalo tal e qual como tinham deixado o relvado, com um elevado respeito mútuo que se materializava num encaixe no meio-campo. O Sporting acabou por conseguir chegar à vantagem antes de estarem cumpridos dez minutos do segundo tempo, com Luiz Phellype a aproveitar um ressalto após um remate de Vietto na sequência de um cruzamento de Thierry (53′). O avançado brasileiro, único avançado de raiz que os leões têm atualmente no plantel depois da saída de Bas Dost, marcou pelo segundo jogo consecutivo e continua a tentar mostrar que é a opção primordial de Marcel Keizer para a frente de ataque, mesmo que chegue eventualmente um reforço.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Sporting-Rio Ave:]

Depois do golo de Luiz Phellype, o Sporting repetiu o que havia feito há duas semanas, com o Sp. Braga, ao invés de recuperar o que conseguiu colocar em prática em Portimão. Se em Alvalade e com os minhotos os leões recuaram as linhas e juntaram os blocos quando estavam em vantagem, para segurar o resultado, com o Portimonense a equipa de Marcel Keizer manteve-se adiantada no terreno e a aplicar uma pressão muito forte e muito alta. Há duas semanas, mesmo com um golo de Wilson Eduardo, o Sporting acabou por conseguir segurar a vitória; na semana passada, Raphinha chegou ao terceiro golo e os leões cumpriram a exibição mais completa da temporada; este sábado, verificando-se o primeiro cenário tático e anímico, falhou o resultado final.

Carlos Carvalhal, que havia prometido ir a Alvalade “jogar olhos nos olhos”, lançou Mané, Jambor e Ronan e fez all in, deixando claro que queria ir à procura do empate ou de algo mais. Já Marcel Keizer trocou Vietto por Borja, para colocar Acuña a servir de tampão no meio-campo, e assumiu que o objetivo a partir daí era não sofrer golos e não tentar marcá-los. Nesta altura, Bruno Fernandes atirou um livre direto que parou numa boa defesa de Kieszek (82′) e na jogada seguinte, numa nova tentativa de transição por parte do Rio Ave, Coates voltou a cometer grande penalidade sobre Taremi e Ronan empatou a partida (83′). Acuña teve na cabeça o golo da vitória, ao acertar no poste depois de um cruzamento largo de Raphinha (88′), e do outro lado, um pouco à medida de uma espécie de “Groundhog Day”, Coates voltou a fazer falta sobre Taremi no interior da grande área (99′) — e acabou expulso por acumulação de amarelos. Filipe Augusto marcou, bisou e pôs o Rio Ave a vencer em Alvalade (90+1′), num resultado que já não se alterou até ao final da partida.

O Sporting perdeu pela primeira vez na Liga e falhou a manutenção da liderança, deixando o Famalicão enquanto líder isolado da classificação. Coates, através das três grandes penalidades cometidas sobre Mehdi Taremi, tornou-se a luz do motor que voltou a acender em Alvalade: os leões voltaram a não ganhar, voltaram a passar uma segunda parte inteira no próprio meio-campo, Marcel Keizer voltou a ser assobiado quando lançou Gonzalo Plata só depois de estar em desvantagem e já apareceram os primeiros lenços brancos. A luz do motor acendeu na Supertaça, apagou com o Sp. Braga e voltou a surgir com a travagem imposta pelo Rio Ave. E é preciso perceber se é avaria para durar.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora