Já foram divulgadas as 40 fotografias finalistas do concurso Comedy Wildlife Photography Awards, um prémio entregue às imagens mais caricatas e divertidas dos animais na vida selvagem. Os vencedores só serão anunciados a 13 de novembro, mas pode sempre espreitar os candidatos na fotogaleria lá em cima. Há discussões conjugais, pinguins radicais e macacos apanhados em flagrante num momento de intimidade.

Este concurso foi criado por dois fotógrafos profissionais, Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam, que queriam usar o lado inusitado da natureza para alertar para a necessidade de a preservar: “Todos os anos vemos uma maior variedade de espécies a fazer coisas engraçadas, sejam pinguins atrevidos ou leões a dançar. Claro que o outro lado desta competição engraçada é fazer com que as pessoas saibam o que fazer em casa para conservarem o ambiente. O nosso planeta está em aflição”, alertou Paul.

Precisa de umas ideias? Os organizadores deixam três.

Uma delas é “fazer compras de forma responsável”: “Não compre produtos com óleo de palma porque as plantações estão a destruir as florestas tropicais. Tente não comprar produtos com embalagens de plástico e que não sejam recicláveis”. Outro passo: “restrinja a utilização de água em casa”. “Tome banhos mais curtos, regue menos o jardim, pare de puxar constantemente o autoclismo. Isso economizaria biliões de litros de água fresca que podem ajudar o ambiente”.

A terceira ideia é passar a palavra. “Torna-te um ativista da vida selvagem. Isto é, uma pessoa que não tem de ser um ativista de renome, mas que importa-se muito, mesmo muito, com o ambiente e quer fazer alguma coisa para o ajudar”.

Inspire-se na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR