Todos os passes do sistema Andante, que abrange vários transportes da Área Metropolitana do Porto, podem a partir desta quinta-feira ser carregados na rede de caixas multibanco de todo o país, revelou a entidade gestora do sistema de bilhética.

De acordo com o TIP – Transportes Intermodais do Porto, os pagamentos por multibanco passam a ser possíveis em todas as modalidades da assinatura, incluindo as que contemplam descontos.

Ao mesmo tempo, voltou a ser possível carregar os passes normais (sem desconto) nas caixas multibanco, uma funcionalidade que estava “indisponível desde abril”, devido à entrada em vigor dos novos tarifários, acrescentou fonte oficial do TIP, agrupamento de empresas constituído pela Metro do Porto, pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e pela CP, gestor do Sistema Intermodal de Bilhética Andante. “Desde abril que não era possível carregar no multibanco qualquer das assinaturas”, reconheceu a mesma fonte.

Este tipo de pagamento passou, entretanto, a ser possível para “todos os tipos de assinaturas”, incluindo os novos passes metropolitano e municipal criados ao abrigo do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária. Até agora, a funcionalidade de pagamento no multibanco só era possível para as assinaturas Andante “normais”, ou seja, às quais não fossem aplicados quaisquer descontos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Excluídos dos carregamentos por esta via estavam os passes para crianças, estudantes, reformados/pensionistas, ou para a terceira idade, explicou o TIP.

O volume de carregamentos de assinaturas Andante em caixas multibanco corresponde a 10% do total, esperando-se, com este alargamento, um crescimento do valor. Esta modalidade de pagamento dispensa o recurso a máquinas de venda ou a balcões de atendimento das lojas Andante.