Vai surgir ainda como concept car no certame americano, mas a Volkswagen garante que o objectivo é passar rapidamente à produção em série, no final de 2021. A ID. Space Vizzion baseia-se na plataforma MEB, a mesma que vai dar origem ao ID.3, que já foi apresentado em versão definitiva e que vai chegar ao mercado em Junho de 2020.

O programa de veículos eléctricos da marca alemã é extenso, pois a seguir ao ID.3 será a vez do ID.4, um SUV ligeiramente mais comprido do que o ID.3 e necessariamente mais alto devido ao seu estatuto de SUV, estando este ainda previsto para 2020. O terceiro modelo da gama eléctrica da marca alemã será este Space Vizzion, que poderá optar pela denominação ID.5 na versão definitiva.

O ID. Space Vizzion deverá exibir a maior distância entre eixos da plataforma MEB, para dar origem a um veículo com o comprimento e a forma de uma carrinha Passat. A principal curiosidade associada a este modelo reside no facto de não ser um SUV, com o construtor germânico a defender que se há quem goste de SUV, mais altos e com melhor visibilidade em redor, continua a haver quem prefira as carrinhas, mais baixas, logo mais aerodinâmicas e com um comportamento mais eficaz.

Para a Volkswagen, “a Space Vizzion associa as características de um Gran Turismo e o espaço e versatilidade de um SUV”. A marca não avançou grandes pormenores sobre o modelo, mas adianta que este deverá oferecer uma autonomia de 483 km em EPA. Ao contrário do ID.3, que será específico para a Europa e China, o ID. Space Vizzion será igualmente comercializado nos EUA.