A Startup Lisboa, entidade que gere o Hub Criativo do Beato (HBC), inicia esta segunda-feira o processo de candidaturas para escolher a empresa que vai fazer a reabilitação e requalificação do futuro edifício da incubadora. Esta empreitada terá lugar na antiga “fábrica de pão e confeitaria” e as candidaturas podem ser feitas até 22 de novembro.

Em comunicado, a Startup Lisboa indica que este edifício trata-se de um espaço com cerca de sete mil metros quadrados e que será o seu futuro Centro de Incubação de Base Tecnológica no HBC. Esta empreitada tem um preço base de 5,4 milhões de euros e o processo de seleção será assessorado pela SAVILLS Portugal e pela Macedo & Vitorino e associados. “Depois desta primeira fase, serão selecionadas até 10 empresas às quais será depois pedida a apresentação de uma proposta, face ao caderno de encargos e às especificações técnicas do edifício a reabilitar”, referiu ainda a incubadora na nota enviada.

As obras de reabilitação e requalificação deste edifício “devem ter início até ao final do primeiro trimestre de 2020 e terminar no prazo de um ano”. A Startup Lisboa indica ainda que a seleção dos candidatos será feita “pela análise da respetiva capacidade técnica e financeira”. 

De acordo com o documento do programa do concurso, este edifício integra o programa definido pela Startup Lisboa que propõe “a criação de áreas para coworking, espaços para incubação de startups e scaleups, bem como áreas de trabalho para empresas de maior dimensão”. O programa para esta fase de qualificação vai estar disponível no site da Startup Lisboa a partir das 18h, onde estará também disponível a memória descritiva e o respetivo projeto de arquitetura. “As e os mapas de quantidades só serão disponibilizados na segunda fase do processo”, indica o comunicado.

O Hub Creativo do Beato é um espaço que está a nascer na antiga Manutenção Militar e que terá 18 edifícios, distribuídos por cerca de 35 mil metros quadrados e que estão a ser requalificados para receber várias entidades nacionais e internacionais de tecnologia, inovação e indústrias criativas em Lisboa.