A mais recente criação da McLaren faz crescer água na boca a quem gosta de desportivos. Denominado Elva, assume-se como um roadster de dois lugares, descapotável e tão aberto que nem tem pára-brisas. Para os clientes que façam questão, o fabricante propõe um como extra, para os mais friorentos ou para os que querem conservar o pouco cabelo que ainda têm. Contudo, se bem que belo, arrojado e futurista, o Elva inspirou-se no McLaren Elva M1A, com que marca britânica correu nos anos 60.

Sem pára-brisas, tal como o seu antecessor de há quase 60 anos, o Elva M1A socorria-se da sua apurada aerodinâmica para não necessitar de vidro que protegesse o piloto deste modelo de sport-protótipos. Recorrendo a apurados trabalhos em túnel de vento, a McLaren dos nossos dias conseguiu apurar ainda mais esta “não necessidade de pára-brisas”, levando a que os dois ocupantes pareçam viajar numa bolha criada pelo ar que entra pela grelha frontal, para depois ser expelido à frente dos ocupantes, criando assim um pára-brisas aerodinâmico, no que é ajudado por um deflector activo que sobe cerca de 15 cm, quando é necessário.

Se tudo isto funcionará muito bem em relação ao ar, duvidamos que será o suficiente para fazer desviar uma pedra projectada pelo carro da frente. Especialmente ,se quem for ao volante não estiver equipado com capacete, como acontecia nas competições em que o Elva M1A participava.

A McLaren vai apenas produzir 399 unidades do novo Elva, que vai comercializar por 1.53 milhões de euros antes de impostos, a unidade. E todos eles vão montar o tradicional motor da marca, um V8 biturbo com 4 litros e, neste caso, 815 cv. Basicamente, trata-se de uma versão um pouco mais puxada do V8 que equipa o McLaren Senna, com carroçaria fechada e cuja potência se fica pelos 800 cv.

Com apenas tracção traseira, para a diversão ser total, o McLaren Elva supera 100 km/h em menos de 3 segundos e os 200 km/h em somente 6,7 segundos, o que lhe confere uma capacidade de aceleração ao mesmo nível de um Ferrari SF90, cuja potência ascende a 1000 cv.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR