São 21 os artistas portugueses que acederam a um desafio lançado pela rádio Antena 1: recriar canções cantadas por Amália Rodrigues para um álbum de homenagem à fadista, editado no ano (2019) em que se assinalam duas décadas da sua morte. O álbum chamar-se-á Com que Voz – Uma Canção para Amália e estará “disponível para venda a partir de 6 de dezembro, nas lojas físicas e digitais”, avança a estação pública, em comunicado enviado às redações.

Entre os intérpretes que irão homenagear a fadista cantando-a e tocando-a à sua maneira estão Afonso Cabral, André Amaro, António Manuel Ribeiro, Bárbara Tinoco, Best Youth, Carolina Deslandes, Catarina Munhá, Edu Mundo, Elisa Rodrigues, Faro, Irma, Janeiro, João Só, Macaia, Maria Bradshaw, Noble, Paulo Sousa, Salvador Sobral e André Santos, Tainá, Tatanka e Tiago Nacarato.

Sublinhando que se trata de 21 versões “originais e exclusivas da Antena 1”, o diretor-adjunto da estação de rádio, Ricardo Soares, que sublinhar em comunicado que não se trata de um disco de covers ou tentativas de cópia dos originais, mas sim “uma recriação à imagem de cada um, com o mood e o estilo dos próprios artistas”.

Amália morreu há 20 anos. Porque é que a voz dela era especial?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR