Milhares de pessoas voltaram a concentrar-se este domingo em Hong Kong para novos protestos anti-governo. Foi um “regresso em força” dos manifestantes às ruas da região, titula o jornal norte-americano The New York Times — após uma semana “relativamente calma” e umas eleições que parecem ter dado força ao movimento que se opõe ao governo de Hong Kong.

Nos protestos deste domingo, a polícia disparou gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes. Mas acabou por atingir moradores e idosos. Foi “o fim de um raro intervalo na violência”, aponta a agência noticiosa Reuters, que regressou após uma concentração na qual se ouviram cânticos como “revolução do nosso tempo” e “libertem Hong Kong”. Foram ainda feitas “várias detenções” (ainda não se conhecem os números oficiais) ao longo do dia.

Mais de 400 pessoas foram detidas na Universidade Politécnica de Hong Kong

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No decurso das manifestações, as lojas, restaurantes e outros pontos do comércio local da movimentada zona de Tsim Sha Tsui fecharam as portas, por ser ali o principal ponto de concentração dos manifestantes. Um grupo de centenas de pessoas marchou ainda em direção ao consulado norte-americano em Hong Kong, para mostrar “gratidão” pelo apoio dos EUA às manifestações dos últimos meses, de acordo com a agência Reuters.

O regresso dos protestos aconteceu após um sufrágio eleitoral em Hong Kong que resultou numa maioria para os partidos pró-democracia. Críticos da interferência chinesa na região (que Beijing diz ser uma fantasia criada por forças de oposição), os manifestantes pedem agora também uma investigação independente à atuação da polícia local na resposta aos protestos e o fim do que consideram ser “uso indiscriminado” de gás lacrimogéneo.

Hong Kong. Pró-democratas garantem vitória esmagadora nas eleições distritais

Ao longo da próxima semana deverão prosseguir os protestos. Espera-se, no entanto, que a próxima grande concentração de manifestantes aconteça no próximo domingo, 8 de dezembro.