Depois de uma fase de grupos em que Portugal conseguiu apurar três das quatro equipas que tinha na Liga Europa — FC Porto, Sporting e Sp. Braga seguiram em frente, V. Guimarães ficou pelo caminho –, o Benfica juntou-se ao lote nacional na segunda competição europeia ao cair para o terceiro lugar do respetivo grupo da Liga dos Campeões. Esta segunda-feira, em Nyon, na Suíça, as quatro equipas portuguesas conheceram os adversários nos 16 avos de final da Liga Europa.

Três portugueses a fugir a uma ou duas “favas” e o Sporting à procura de um dos poucos “brindes”: o sorteio da Liga Europa

Entre os clubes portugueses, só mesmo o Sporting é que não beneficiava do estatuto de cabeça-de-série: os leões perderam na Áustria na última jornada, com o LASK, e terminaram a fase de grupos no segundo lugar do grupo. A equipa de Silas acabou por ter um sorteio que ditou um encontro com um dos “brindes” do Pote 1 — os turcos do Basaksehir. O Benfica vai encontrar o Shakhtar Donetsk de Luís Castro, que também caiu da Liga dos Campeões, o FC Porto defronta os alemães do Bayer Leverkusen e o Sp. Braga cruza com os escoceses do Glasgow Rangers (que estavam no grupo dos dragões).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa, que vão decorrer no mês de fevereiro (dias 20 e 27), ditou então as seguintes eliminatórias:

— Wolverhampton-Espanyol

Sporting-Basaksehir

— Getafe-Ajax

— Bayer Leverkusen-FC Porto

— Copenhaga-Celtic Glasgow

— APOEL-Basileia

— Cluj-Sevilha

— Olympiacos-Arsenal

— AZ Alkmaar-LASK

— Club Brugge-Manchester United

— Ludogorets-Inter Milão

— Eintracht Frankfurt-Salzburgo

— Shakhtar Donetsk-Benfica

— Wolfsburgo-Malmö

— AS Roma-Gent

— Glasgow Rangers-Sp. Braga

A lista de possíveis adversários das equipas portuguesas era então a seguinte:

  • Possíveis adversários do Benfica (cabeça de série):
    – Club Brugge (Bélgica), Olympiacos (Grécia), Shakhtar (Ucrânia), Bayer Leverkusen (Alemanha), APOEL (Chipre), Copenhaga (Dinamarca), Getafe (Espanha), Cluj (Roménia), Eintracht Frankfurt (Alemanha), Glasgow Rangers (Escócia), Ludogorets (Bulgária), Wolfsburgo (Alemanha), AS Roma (Itália), Wolverhampton (Inglaterra) e AZ Alkmaar (Holanda)
  • Possíveis adversários do FC Porto (cabeça de série):
    – Club Brugge (Bélgica), Olympiacos (Grécia), Shakhtar (Ucrânia), Bayer Leverkusen (Alemanha), APOEL (Chipre), Copenhaga (Dinamarca), Getafe (Espanha), Cluj (Roménia), Eintracht Frankfurt (Alemanha), Ludogorets (Bulgária), Wolfsburgo (Alemanha), AS Roma (Itália), Wolverhampton (Inglaterra) e AZ Alkmaar (Holanda)
  • Possíveis adversários do Sp. Braga (cabeça de série):
    – Club Brugge (Bélgica), Olympiacos (Grécia), Shakhtar (Ucrânia), Bayer Leverkusen (Alemanha), APOEL (Chipre), Copenhaga (Dinamarca), Getafe (Espanha), Cluj (Roménia), Eintracht Frankfurt (Alemanha), Glasgow Rangers (Escócia), Ludogorets (Bulgária), Wolfsburgo (Alemanha), AS Roma (Itália) e AZ Alkmaar (Holanda)
  • Possíveis adversários do Sporting (não cabeça de série):
    – Salzburgo (Áustria), Inter Milão (Itália), Ajax (Holanda), Sevilha (Espanha), Espanyol (Espanha), Celtic Glasgow (Escócia), Arsenal (Inglaterra), Basileia (Suíça), Malmö (Suécia), Gent (Bélgica), Basaksehir (Turquia) e Manchester United (Inglaterra)