790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eutanásia: Manifestantes pró-vida não desistem de recolher assinaturas para o referendo

Este artigo tem mais de 4 anos

Horas antes da votação, em frente à Assembleia da República, ouviram-se gritos de "sim à vida" e aplausos quando se pedia "força" para lutar pelo referendo. Reportagem com os derrotados deste dia.

"Com ou sem cartazes, o mais importante é estarmos aqui e fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas", ouvia-se na manifestação
i

"Com ou sem cartazes, o mais importante é estarmos aqui e fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas", ouvia-se na manifestação

João Pedro Morais/Observador

"Com ou sem cartazes, o mais importante é estarmos aqui e fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas", ouvia-se na manifestação

João Pedro Morais/Observador

Isabel e Laura, ambas de 17 anos, não pertencem a nenhum movimento anti-eutanásia ou pró-vida. São duas estudantes que aproveitaram a hora do almoço para participarem na concentração, agendada para as 12h30, em frente à Assembleia da República, em protesto contra as propostas de despenalização da morte assistida em discussão e votação do Parlamento.Vestem t-shirts alusivas ao tema, com a palavra Life & Love, porque não tiveram tempo para preparar cartazes.

Manifestantes contra a eutanásia na tarde desta quinta-feira em frente ao Parlamento

João Pedro Morais/Observador

O teste de matemática, para o qual tiveram de estudar na véspera, roubou-lhes tempo livre para o ativismo político. “Com ou sem cartazes, o mais importante é estarmos aqui e fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas. Talvez mudem alguma coisa”, diz Isabel, que assume a liderança da conversa porque está mais habitada a “falar sobre os temas que interessam aos jovens”, como o clima, os direitos dos animais ou, agora, a eutanásia. E se é verdade que as duas amigas ainda não votam, quando o fizerem não vão optar pelos partidos que “escondem dos portugueses as suas verdadeiras intenções”, diz a estudante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Pedro Morais/Observador

João Pedro Morais/Observador

O que toca, assim, num dos pontos mais ouvidos durante os discursos: a legitimidade dos deputados de legislarem sobre esta matéria. Foi esse também um dos temas que foram animando a concentração até às 14h30, altura em que a maioria dos manifestantes que estavam na rua, muitos pertencentes a movimentos católicos, se dirigiram para as galerias da Assembleia da República, para acompanhar o debate.

Os jovens (alguns com símbolos religiosos) compunham uma parte significativa dos participantes da manifestação

João Pedro Morais/Observador

Em menos de 20 minutos, a rua em frente ao Parlamento, retomou a normalidade. Desmontado o palanque, também os populares começaram a dispersar. Assim como muitos estudantes, que regressaram às aulas. Só a chegada do deputado André Ventura, do partido Chega, é que fez ficar para trás quem já se preparava para ir embora. Jovens, sobretudo.

André Ventura juntou-se já no fim do protesto e foi muito procurado para as selfies

João Pedro Morais/Observador

Imediatamente gerou-se uma fila de pessoas a pedirem para tirar uma foto com o deputado. Muitos agradeceram-lhe estar “lá dentro” a defender a vida, numa “casa onde se quer legislar a morte”.
Por ali ficaram também alguns grupos de jovens a recolher assinaturas para que o tema da eutanásia seja referendado. “Concorda que matar uma pessoa a seu pedido ou ajudá-la a suicidar-se deve continuar a ser punível pela lei penal em quaisquer circunstâncias?”, é a pergunta que consta desta iniciativa popular. Mas ali, no meio da rua, quase nem havia tempo para ler o papel. Era assinar e pronto. “O objetivo final é que conta”, resume um dos jovens.

Alguns movimentos católicos estiveram presentes na manifestação

João Pedro Morais/Observador

José Maria Seabra Duque, da direção da Federação Portuguesa pela Vida, seguiu na mesma lógica, quando disse que “hoje é o princípio deste processo legislativo. Ninguém nos vai travar. Vamos a todos os lados recolher assinaturas. E às igrejas também. Uma assinatura recolhida à porta de uma igreja não vale menos do que uma recolhida à porta do Bloco de Esquerda”.

“Os deputados que visitem uma unidade de cuidados paliativos”

Lurdes Oliveira arruma os cartazes – onde se lê “Stop Eutanásia” – na bagageira do carro e prepara-se para a viagem. Vem acompanhada por três amigas. Vai até ao Cartaxo e só para estar na manifestação tirou um dia de férias no escritório onde trabalha. Há dois anos, fez o mesmo porque acredita que vale sempre a pena “lutar pela vida e defender os cuidados paliativos”.  “O PS e o Iniciativa Liberal não escreveram uma linha sobre a Eutanásia nos seus programas eleitorais. Mas apresentaram projetos de lei e estão lá dentro a debatê-los. Isso não é legítimo. Esta é uma matéria para referendo. E se não dão voz ao povo, vou voltar aqui até que a voz me doa”, garante.

Os manifestantes concentraram-se a partir das 12h30 e dispersaram quando o debate começou na Assembleia da República

João Pedro Morais/Observador

No último cartaz que atira para a mala do carro lê-se: “E se ajudássemos os outros a VIVER?”. Voluntária num lar de terceira idade, conhece bem o rosto da dor e do sofrimento. “Vejo-o sempre que lá vou, dar carinho e apoio aos que mais precisam e que, às vezes, não têm ninguém. Isso é que está mal na sociedade. A solidão e a depressão andam de mãos dadas”, reconhece.

João Pedro Morais/Observador

João Pedro Morais/Observador

Antes de fechar a porta e arrancar, já desiludida por antecipação (mesmo nessa altura já tudo indicava que a votação, desta vez, ia mesmo permitir a despenalização da morte assistida), lança um repto aos deputados que compõem o hemiciclo: “Eles que visitem um lar ou uma unidade de cuidados paliativos e falem com quem lá está. Sem câmaras ou jornalistas. Perguntem-lhes se querem morrer. Ou se querem ser tratados com dignidade até ao último suspiro. Matar não é amar. Matar é egoísmo”. E arrancou.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora