Decorar é, definitivamente, um dos verbos do momento. Estamos mais atentos do que nunca ao que levamos para dentro de casa, de olho em tendências e novas lojas, dedicados a recuperar o antigo e danificado, inspirados pelo verde de todo o tipo de plantas e ainda dispostos a investir em peças de design, nomeadamente português, em vez de andarmos todos a comprar o mesmo.
A pensar sobretudo nesta última parte, a partir desta quinta-feira e até domingo, a Exponor recebe uma nova edição da IDF by Interdecoração com cerca de 140 expositores de mobiliário e decoração de interiores. O evento, cuja organização espera à volta de 10.000 visitantes, é de acesso exclusivo a profissionais, mas há projetos nacionais que merecem uma espreitadela.

▲ The Zoo Collection de André Teoman © Divulgação
Para o espaço Makers Showcase, foram selecionadas algumas marcas portuguesas, tendo em vista, não apenas a valorização do design de autor, mas também a da manufatura nacional. André Teoman é um dos nomes escolhidos e as suas criações multiformes convocam toda a sorte de materiais. Desde 2012 que a abordagem artística de objetos utilitários o fazem acumular prémios. O espelho Rapunzel, o tapete Ode to a Pig, os candeeiros Pico e as jarras da The Zoo Collection são algumas das estrelas do portefólio deste estúdio.
Apesar de serem marcas distintas, a COMO e a Cork Units surgem unidas por uma única matéria-prima — a cortiça — mas também pelo mesmo princípio de design sustentável. A primeira especializou-se no desenho de módulos versáteis. Acopladas ou sozinhas, estas peças podem ser prateleiras, mesas de apoio, aparadores, mesas de cabeceira e o que quer que a imaginação e o engenho permitir. Mais recentemente, a mesma marca lançou o Moco, um candeeiro de mesa com base de cortiça e onde o tamanho da lâmpada e a cor do fio permitem várias combinações.


▲ Módulos em cortiça COMO e conjunto de taças e tabuleiros Cork Units © Divulgação
Enquanto isso, a Cork Units dedicou-se a desenvolver produtos de outra escala. As taças, caixas e tabuleiros em cortiça adaptam-se na perfeição a interiores limpos e minimais. No final do ano passado, a marca desenvolveu uma coleção de bancos e mesas de apoio, mas sem nunca esquecer a importância da arrumação.
A cerâmica não fica de fora. A Madre e o seu conceito de slow design põem à prova este e outros materiais. Tudo começa com boas ideias que, depois de transpostas para o papel, acabam por encontrar a matéria-prima que mais lhes convém. A linha Terra, com copos grandes e de café, mantém o tom original do barro. Em madeira, os bancos Trevo primam pelas linhas puristas. No final, importa usar os melhores materiais e garantir a longevidade das peças.



▲ Copos Madre, talheres Maria Tigela e pintura Maria Beatitude © Divulgação
Mas esta mostra de design nacional também tem um pé no mundo da arte. Maria Beatitude, pintora e contadora de histórias, tem nas telas e na figura feminina a sua lista de material indispensável à criação. Transpostos para o universo do design de interiores, os seus quadros têm o poder de aquecer o ambiente. Longe de ser a única Maria com lugar no Makers Showcase, divide as atenções com um outro projeto, que não podia estar mais distante da pintura. Maria Tigela é uma marca portuguesa de artigos para a mesa e cozinha — de tábuas em pinho ou granito a loiças e talheres.
A terceira Maria é Figueiredo e criou uma marca de almofadas de autor, já vai para quatro anos. A My Friend Paco tem merecido a atenção de várias publicações internacionais — Harper’s Bazaar, Elle Decoration e AD incluídas –, até porque depois das almofadas, explorou outros caminhos. Foi então que vieram os tapetes, depois os lenços e depois os sacos e bolsas. Todos eles partilham o mesmo jogo de cores e texturas, se bem que continua a ser nas almofadas que esta Maria concretiza as ideias mais loucas.

▲ Almofadas My Friend Paco © Divulgação
O quê: IDF by Interdecoração
Onde: Exponor, Avenida Dr. António Macedo, Matosinhos
Quando: de quinta-feira a sábado, das 10h às 19h, e domingo, das 10h às 18h
Preço: entrada livre e exclusiva a profissionais do setor