A depressão Norberto está a afetar Portugal continental entre esta quinta-feira e sábado, implicando uma frente fria com ventos fortes, descida das temperaturas e queda de neve acima dos 1.200 e 1.400 metros de altitude, avisou esta quinta-feira o IPMA.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que o vento vai soprar forte (até 40 quilómetros/hora) durante o dia desta quinta-feira, com rajadas a atingir até 65 quilómetros/hora no litoral e 90 quilómetros/hora nas terras altas.
De acordo com o instituto, a depressão Norberto provocará agitação marítima forte, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros a norte do Cabo Raso, em Cascais, no distrito de Lisboa.
Com uma frente fria associada, a depressão passou pelas regiões Norte e Centro de Portugal continental nas primeiras horas do dia, atravessando depois a região Sul.
A depressão Norberto originou períodos de chuva por vezes forte até ao início da manhã, em particular nas regiões do Minho e Douro Litoral, de acordo com o IPMA.
Segundo o instituto, os períodos de chuva vão chegar à região Sul ainda hoje, passando depois a um regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes e que serão essencialmente nas regiões Norte e Centro.
A Météo France (Agência Estatal de Meteorologia de França) atribuiu o nome Norberto à depressão por esta ter uma pressão muito baixa sobre o Golfo da Biscaia e estar em deslocamento para leste.
Sete distritos do continente sob aviso amarelo por causa da agitação marítima