A Secretaria de Saúde e Proteção Civil da Madeira informou esta sexta-feira que os passageiros que pretendam viajar para a Região devem preencher os inquérito disponíveis para o efeito, medida que visa monitorizar o risco associado à doença da Covid-19.

A Autoridade de Saúde da Região Autónoma da Madeira pretende monitorizar o risco associado à doença Covid-19 e para tal é imprescindível o preenchimento deste inquérito no momento da sua reserva”, lê-se na nota da secretaria, que indica o link para acesso e preenchimento do inquérito: http://apps.iasaude.pt/s-alerta/questionarios/viagem/.

O formulário também pode ser preenchido na página da internet e na aplicação de telemóvel da TAP, assim como nas redes sociais.

O executivo regional relembra que “todas as pessoas, residentes e não residentes, ficarão em quarentena, num alojamento designado (Quinta do Lorde, Caniçal, Machico), à chegada à Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A única exceção é para os doentes que chegam à Madeira e seus acompanhantes, que devem cumprir com a quarentena no seu domicilio e, caso necessitem de dar seguimento aos seus tratamentos, devem contactar o seu médico assistente. Estes passageiros devem fazer prova desta situação na chegada no Aeroporto Internacional da Madeira”, acrescenta.

Esclarecimentos adicionais sobre esta situação podem ser dados através dos contactos: (+351) 291 238 099 ou (+351) 291 208 700 e/ou através do email uo.bjesus@iasaude.madeira.gov.pt.

O Governo da Madeira pretende, por outro lado, restringir a 120 o número de passageiros a desembarcar nos aeroportos da região por semana, tendo já solicitado à administração da TAP Air Portugal a limitação de lugares nos três voos semanais operados pela companhia.

Este pedido fundamenta-se na necessidade de adoção de medidas preventivas proporcionais ao aumento do risco resultante da passagem para a fase de mitigação da pandemia de covid-19 no território do continente”, indica a Secretaria da Saúde, sublinhando que se trata de uma “medida excecional”.

O Instituto de Administração da Saúde da Madeira (Iasaúde) atualizou quinta-feira para 21 o número de casos confirmados de infeção por Covid-19 no arquipélago, mais um do que na quarta-feira.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23 mil.