“O governo britânico e a indústria dos videojogos juntam forças na luta contra o novo coronavírus”. A frase é do executivo do Reino Unido, que fez uma parceria com estúdios de videojogos para incentivar a população a ficar em casa. Entre as empresas parceiras está a Activision Blizzard King, com os jogos da saga “Candy Crush“, e a Codemasters, com o “DiRT Rally 2.0” (da série série Colin McRae Rally).

Como conta o Engadget, em algumas partidas online, os jogadores já veem cartazes com a frase: “Stay Home, Save Lives” [“fica em casa, salva vidas”, em português]. Estas empresas estão a utilizar dados de geolocalização para a mensagem aparecer nestes jogos à população do Reino Unido, explica o departamento para o Digital, Cultura, Media e Desporto do governo britânico,

Além do “Candy Crush” e do “DiRT Rally 2.0”, as mensagens desta campanha governamental digital aparecem também noutros jogos, como no “Sniper Elite 4” e o “Farm Heroes”. Em comunicado, o secretário da Cultura britânico, Oliver Dowden, afirma: “É absolutamente vital que todos sigamos os conselhos simples do governo para ficar em casa, proteger o NHS [SNS inglês] e salvar vidas. É um prazer ver a brilhante indústria de videojogos britânica a reforçar essa mensagem para jogadores de todo o Reino Unido”.

Todos na Activision Blizzard e na equipa King que lidero estão satisfeitos por podermos desempenhar um pequeno papel e ajudar na entrega de informações vitais sobre saúde pública. Através dos nossos milhões de jogadores, podemos ajudar a saúde pública da Inglaterra e o NHS [sigla em inglês para Serviço Nacional de Saúde] a espalhar a sua mensagem que salva vidas: fique em casa, proteja o NHS e salve vidas”, diz Humam Sakhnini, presidente da King.

Além das mensagens no jogo para smartphones “Candy Crush”, a Activision Blizzard King disponibilizou ao governo britânico 230 dos seus espaços de publicidade digital em Londres para passar a mensagem: “Fiquem em casa”. Já a Rebellion, a empresa responsável pelo “Sniper Elite 4”, vai também publicitar a mesma mensagem nas bandas desenhadas que vende.

O mesmo departamento governamental britânico refere que o país tem “aproximadamente 37 milhões de pessoas que jogam videojogos”. Além disso, incentiva as “cerca de 2.277 empresa de videojogos” do país a juntarem-se a esta iniciativa. Em 2018, no Reino Unido, a indústria dos videojogos contribuiu em 1,52 mil milhões de libras (cerca de 1,73 mil milhões de euros) para a economia.

Esta não é a primeira vez que os videojogos são utilizados por políticos para chegar à população. Em 2008, a campanha de Barack Obama, antigo presidente dos EUA — na altura, era apenas candidato –, comprou os primeiros anúncios políticos em jogos online para promover a sua candidatura através do Xbox Live, para a Xbox 360 (consola da Microsoft), como contou a Reuters.

No Reino Unido, há 51.608 os casos de infeção confirmada com o novo coronavírus e 5.373 vítimas mortais até esta segunda-feira. A taxa de mortalidade é alta: por cada mil infetados que testam positivo, mais de 100 (104, equivalente a 10,4%) morrem.