A Kia surpreendeu na edição de 2020 do World Car of the Year, ao ser a mais votada por um júri internacional com o Telluride. O SUV vencedor da categoria principal, com cinco metros de comprimento, assumindo-se como um “irmão” maior do Sorento, não é comercializado em solo europeu, mas mesmo assim classificou-se à frente dos Mazda CX-30 e Mazda 3.

Além do prémio principal, a Kia venceu ainda o World Urban Car, com o Soul EV, ultrapassando o Mini Cooper SE Electric e o Volkswagen T-Cross. A categoria premia o design (Word Car Design of the Year) foi conquistada pelo Mazda 3, tendo este modelo compacto batido o Peugeot 208, com o Porsche Taycan a ser remetido para a terceira posição.

Se a Kia venceu duas das cinco categorias a concurso, sendo uma delas o prémio principal (pode ver os resultados aqui), a Porsche venceu as outras tantas e sempre com o Taycan. Contudo, este sucesso deverá ter tido um sabor estranho, uma vez que foi alcançado sobre outros modelos da marca. Na categoria World Luxury Car, o Taycan classificou-se à frente do Porsche 911 e do Mercedes EQC.

A segunda categoria que sorriu ao Taycan foi a World Performance Car, onde mais uma vez bateu a concorrência, formada por outros modelos da marca, nomeadamente os Porsche 911 e 718.

De destacar o peso dos modelos com preocupações ambientais entre os vencedores. O Kia Telluride é um SUV proposto com versões 4×2 e 4×4, mas sempre com o 3.8 V6 híbrido com 291 cv, mas entre os modelos urbanos, desportivos e luxuosos, foram sempre os eléctricos a bateria que venceram. O outro modelo ganhador foi o Mazda 3, no design, com mecânicas exclusivamente a combustível fóssil.