A maioria dos portugueses (71%) apoia a ideia de António Costa, que deixaria o Partido Socialista (PS) sem candidato próprio para passar a apoiar Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo a sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF, divulgada esta segunda-feira, dessas respostas afirmativas, 85% pertenceram ao eleitorado do PS. Em relação à imagem do primeiro-ministro, a sondagem revelou ainda que esta não sofreu danos, continuando Costa a somar pontos entre os portugueses.

A sete meses das eleições, o Presidente continua em alta, com 88% dos inquiridos a considerarem positiva a sua atuação, uma subida de 1% em relação a 2019. Já em relação aos eleitores do PS, 99% consideram “boa” ou “muito boa” a atuação de Marcelo.

A juntar-se à equação surge uma nova pergunta sobre o apoio socialista à recandidatura de Marcelo. Há menos 3% de portugueses a considerarem que essa é a melhor solução (74% em abril de 2019). No caso do eleitorado do PS, no entanto, registou-se uma subida de 5% (80% em abril do ano passado).

Marcelo, que em 2016 estava ancorado à direita, vê agora que a sua base está a deslocar-se mais para a esquerda, revela ainda o JN. Apenas 65% dos que votam no PSD apoiam a recandidatura de Marcelo, um valor que vai reduzindo à direita do espetro de partidário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já em relação à avaliação do seu mandato, os eleitores do PS (99%), BE (93%) e CDU (88%) têm avaliações francamente mais positivas em relação aos do PSD (23%), CDS (23%) e “outros”, que inclui o Chega e a Iniciativa Liberal (25%).

A sondagem revelou ainda que 74% dos portugueses continuam a aprovar a forma de governar do primeiro-ministro (valor igual ao anterior), mas há um novo salto: 53% dos portugueses consideram-na “muito positiva” ou “positiva”, mais 5% do que em 2019. Já a oposição volta a cair, com 25% a considerar o seu desempenho negativo e 24% a considerá-lo positivo.

No passado dia 13 de maio, António Costa praticamente deu como garantida a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa, o que obrigou a um jogo de cintura de Marcelo para não se afastar nem comprometer com uma decisão.

Em equipa que ganha não se mexe. Costa lança, Marcelo finta Centeno, e golo: um ministro lesionado e uma recandidatura anunciada

Mas o Presidente retribuiu o lançamento da sua recandidatura por parte do primeiro-ministro, elogiando a posição deste no caso do Novo Banco. “O Presidente foi apanhado de surpresa”, garantiu na altura uma fonte de Belém ao Observador.

Marcelo apanhado de surpresa com declaração de Costa sobre presidenciais