Começou a temporada no banco, fez depois uma série de quatro jogos, voltou ao banco, assumiu depois a baliza no final da primeira volta e no início da segunda, deixou de ser opção, defrontou o Tondela no último encontro por castigo do então número 1. Ao longo da época, André Moreira tem dividido a titularidade no Belenenses SAD com Hervé Koffi. Ou estava no relvado, ou estava no banco. Hoje, foi parar à bancada. E se o guarda-redes do Burquina Faso se lesionasse não haveria suplente frente ao FC Porto. No final, tudo foi explicado.

O ADN de Pavão ou Seninho que constrói Otávios e Fábios (a crónica do FC Porto-Belenenses SAD)

“Há um teste que se faz 24 horas antes. Se fizéssemos ontem [sábado] em Lisboa, só poderíamos vir no dia de jogo. Como é evidente decidimos fazer em Braga. Hoje às 6h30 da manhã fomos acordados, com a informação de que havia um caso positivo de Covid-19. Era um guarda-redes. Nós temos três guarda-redes que podem ser utilizados, o quarto está lesionado até ao fim da época. Aí soubemos que um dos três não podia jogar”, comentou Rui Pedro Soares, líder da SAD dos azuis, sem referir o nome do atleta em causa (João Monteiro ou Filipe Mendes).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Mais tarde fomos informados que um segundo não podia jogar porque foi decidido pelo delegado regional de saúde de Braga que não poderia jogar. Este segundo guarda-redes é o André Moreira e como tal não poderia jogar. Dito isto, só tínhamos hoje [domingo] um guarda-redes disponível e, como é evidente,vamos solicitar autorização à Liga para inscrever um novo guarda-redes”, acrescentou o presidente da sociedade do Belenenses, destacando mais uma vez que nesta fase Petit conta como única opção para a baliza Hervé Koffi. Ricardo Miranda, médico da equipa, confirmou que um guarda-redes [André Moreira] teria de ficar em isolamento profilático.

David Tavares, do Benfica, positivo. Liga com 11 casos já conhecidos. Trio portista contra Código de Conduta

“Não houve risco absolutamente nenhum para ninguém e todas regras foram cumpridas”, destacara antes Rui Pedro Soares, num resumo do que viria mais tarde a ser explicado com todos os detalhes.

Defendi recuperou, deu negativo, ficou inconclusivo e testou positivo – mas só antes do jogo foi impedido de jogar

De acrescentar que este é o segundo caso positivo de Covid-19 desde a retoma do Campeonato e mais uma vez entre guarda-redes, depois de Rafael Defendi ter sido retirado da ficha de jogo na deslocação do Famalicão a Barcelos para defrontar o Gil Vicente pouco tempo antes do início do encontro.