A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) exigiu esta quinta-feira medidas mais robustas e céleres para o setor, destacando como a mais urgente o prolongamento do layoff simplificado até dezembro, abrangendo todos os ramos turísticos.

Em comunicado, a CTP “alerta o Governo para a urgência de intensificar e acelerar as medidas de apoio às empresas e à preservação do emprego no turismo”, um dos setores da atividade económica mais afetados pelo impacto da pandemia de Covid-19.

Entre as medidas, “a mais urgente prende-se com o prolongamento do layoff simplificado até dezembro, abrangendo a totalidade dos ramos turísticos”, sendo que destaca também “o reforço das linhas de capitalização a fundo perdido para o turismo e o ressurgimento do fundo de turismo de capital de risco, as medidas de apoio à reestruturação financeira das empresas e o prolongamento das moratórias fiscais e de reembolsos de financiamento para segundo semestre de 2021”.

O tecido empresarial e o emprego “dependem de um turismo forte e competitivo”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP, citado em comunicado.

As empresas continuam a sofrer o impacto desta pandemia e a perder receitas, mês após mês. Os principais indicadores estão em queda sem expetativas de recuperação a curto prazo. O turismo precisa de medidas mais robustas e rápidas”, defende o responsável.

A CTP considera ainda ser “necessário reforçar os canais de diplomacia económica, de forma a integrar Portugal nos ‘corredores aéreos’ com outros países”, nomeadamente junto do principal mercado emissor de Portugal.

A decisão do Reino Unido de impor quarentena para quem regresse do nosso país está a ter efeitos muito negativos, sobretudo no Algarve. Se não agirmos rapidamente e com maior eficácia no sentido de assegurar a segurança sanitária no destino e ganhar a confiança dos mercados, o trabalho e o investimento dos últimos anos dos nossos empresários terão sido em vão”, alerta Francisco Calheiros.

A Confederação do Turismo de Portugal defende também “o reforço das verbas afetas à promoção turística, bem como o lançamento de uma campanha online específica para os mercados europeus”.

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