O Tribunal Arbitral do Desporto rejeitou a providência cautelar do Vitória de Setúbal, pelo que o clube desce mesmo para a terceira divisão.

O Presidente do clube, Paulo Gomes, já reagiu à decisão do TAD  e acusa a Liga de não “ser imparcial” e de “puxar apenas para um dos lados” a condução do caso. Em conferência de imprensa, recusou dar a descida ao Campeonato de Portugal como garantida, deixando a promessa de que o clube terá razão, ainda que possa “não ser em tempo útil”.

“Esta época, estava a ser feito o acerto para podermos, de uma vez por todas, equilibrar as despesas com as receitas. O Vitória é dos vitorianos que gostam do clube, e não dos vitorianos que são empresários que passam o tempo a tentar denegrir quem está cá, uma direção de gente séria, que ganha zero euros”, acrescentou.

Paulo Gomes acrescentou ainda que os problemas financeiros não foram tidos em conta na crise financeira que os clubes atravessam e que providência cautelar foi pedida para que estes fossem tomados em consideração.

O presidente afirma que vai recorrer ao Tribunal Central Administrativo e que vai ser declarado “estado de emergência” no clube. Paulo Gomes afirma não baixar os braços e que vai lutar para a subsistência do clube sadino.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O tribunal deu razão à Liga esta quinta-feira e o clube sadino vai descer de divisão para o Campeonato de Portugal por não cumprir os requisitos para se manter nos campeonatos profissionais por motivos financeiros.

O Portimonense passa agora a ter presença confirmada na I Liga. Os algarvios terminaram o campeonato no penúltimo lugar, ficando despromovidos à II Liga, mas perante a desclassificação do Vitória (16.º classificado), a Liga convidou o Portimonense a apresentar candidatura ao licenciamento nas competições profissionais.

Em comunicado publicado nas redes sociais, o Vitória também “lamenta que a providência cautelar não haja sido decretada, entendendo que não somente ela é injusta, como não se pronuncia sobre matéria fundamental referente à própria validade do Manual de Procedimento, bastando-se por uma análise superficial das razões invocadas pelo clube”.

A decisão surge um dia antes do sorteio do campeonato, agendado para esta sexta-feira às 18h00.

Em julho, a Liga informou que não admitiu as candidaturas do Vitória de Setúbal e do Desportivo das Aves, devido ao incumprimento de critérios financeiros. No caso dos sadinos, verificou-se um incumprimento em três pontos referentes ao critério financeiro.