Cabo Verde diagnosticou mais 85 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e registou mais dois mortos, elevando o total acumulado a 5.063 casos da doença desde 19 de março, divulgou esta quinta-feira o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 543 amostras desde quarta-feira e 66 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país.

Ainda na ilha de Santiago, foram registados casos positivos de Covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (06), São Domingos (02), Santa Cruz (02), São Miguel (01) e Ribeira Grande (01).

Foram igualmente diagnosticados três novos casos da doença na ilha de São Vicente nas últimas 24 horas.

Na ilha do Fogo, o terceiro foco ativo de transmissão da Covid-19 no arquipélago, depois das ilhas de Santiago e do Sal, foram confirmados mais quatro casos, todos no concelho de Mosteiros.

Desde quarta-feira registaram-se mais dois óbitos por complicações associadas à Covid-19, na Praia e na ilha do Fogo, totalizando 49 mortos desde o início da pandemia em Cabo Verde.

Nas últimas 24 horas foram ainda dados como recuperados da doença 58 casos em todo o arquipélago.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 5.063 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com Covid-19 no arquipélago, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas e 19 dos 22 municípios do país, segundo os dados do Ministério da Saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O arquipélago conta com 547 casos ativos da doença e 4.465 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 941.473 mortos e mais de 29,9 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.