Seja destinado a veículos autónomos ou a clientes da marca que, por não quererem sujar as mãos ou dar-se ao trabalho de ligar o seu Tesla ao Supercharger, gostariam que essa operação fosse realizada automaticamente, o construtor norte-americano de eléctricos desenvolveu aquilo que denominou snake autocoopler. O protótipo foi revelado originalmente há cinco anos, mas Musk confirmou agora que o projecto vai avançar.

Sempre que necessário, há trocas de tecnologia entre a Tesla e a SpaceX. Sabendo-se que a empresa aeroespacial de Musk domina na perfeição a acoplagem da nave Dragon à Estação Espacial Internacional, que se desloca a 27.000 km/h e a 400 km de altitude, não deve ser difícil para a Tesla conceber um robot que conecte o cabo de um Supercharger à tomada de um modelo da marca. E é exactamente para isso que serve esta “serpente de carga”.

Em mais uma troca de tweets com clientes e jornalistas, Elon Musk esclareceu que com a fase mais avançada do Autopilot a estar prevista para breve, o que irá permitir um maior automatismo, faz finalmente sentido lançar o braço robotizado de ligação do posto de carga ao veículo.

Num período em que cada vez há mais veículos autónomos em fase de testes, muitos já sem a presença ao volante de um técnico capaz de a todo o momento assumir o controlo do veículo, caso o sistema comece a funcionar erraticamente, não faz sentido um carro autónomo necessitar do “condutor” para o ligar à corrente a fim de recarregar a bateria. Veja aqui como pode funcionar a snake autocoopler:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR