O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso defendeu esta sexta-feira que o mundo está a viver uma “revolução”, apontando que a pandemia provocada pela Covid-19 trouxe mudanças como a diversificação das cadeias de abastecimento ou o crescimento da digitalização.

Na opinião de José Manuel Durão Barroso, a crise provocada pela Covid-19 é diferente de outras crises porque não é apenas uma crise económico-financeira, mas de saúde pública, cujo impacto já se faz sentir a nível global.

“O que se está a passar é uma revolução e vai acelerar”, apontou o antigo presidente da Comissão Europeia e presidente eleito da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), no encerramento de uma formação para jornalistas dedicada à presidência portuguesa da União Europeia, realizada pela agência Lusa.

Para Durão Barroso, o impacto da pandemia já é visível tanto ao nível de “um processo de alguma desglobalização”, como na “diversificação das cadeias de fornecimento ou de abastecimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há também um espetacular crescimento da digitalização, nas só das plataformas de comunicação, mas pontos financeiros, económicos, ou o comércio eletrónico”, exemplificou, para sustentar que a pandemia vai trazer “mudanças significativas”.

Durão Barroso apontou que a pandemia “é oportunidade para mudar algumas coisas a nível global”, apontando que essa mudança já está a acontecer, mas considerou que “ainda é muito cedo para fazer um balanço”.

“Temos pandemia e não sabemos até quando dura a pandemia e isso está dependente das vacinas serem seguras e eficazes”, sublinhou, acrescentando que, apesar de só assumir as suas novas funções como presidente da GAVI a partir de janeiro de 2021, tem estado a falar com aquele organismo para saber o que está a ser feito para encontrar uma ou várias vacinas.