O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou esta sexta-feira que vai manter a suspensão da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores por mais um mês, justificando a decisão com o contexto da pandemia da Covid-19.

A proibição tinha sido aplicada no dia 1 de novembro e estaria em vigor até dia 14 de novembro. No entanto, “devido ao atual contexto de crescimento epidemiológico”, o conselho de administração decidiu estender a medida até ao dia 14 de dezembro.

Numa nota de imprensa, o Centro Hospitalar de Leiria, que integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça, refere que é necessário manter as medidas de restrição, contenção e de prevenção do novo coronavírus dentro da instituição, seguindo o seu plano de contingência, nomeadamente o procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais.

Neste âmbito, na última reunião, o conselho de administração deliberou manter a suspensão da entrada do acompanhante, cuidador e visitas nos serviços de internamento e em áreas dedicadas Covid-19, com exceção do Serviço de Pediatria, onde é permitida apenas a entrada de um acompanhante, no horário em vigor (24/24h). Segundo o CHL, este acompanhante deve realizar teste SARS-CoV-2 e permanecer durante todo o período de internamento na unidade hospitalar. Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP) é também permitida a visita do pai durante o horário em vigor para a Torre Poente (19h às 20h, às terças e quintas-feiras). Já no Serviço de Urgência Ginecológica e Obstétrica é permitida a entrada de um acompanhante, se a equipa clínica assim o entender, para o acompanhamento à grávida, sem possibilidade de troca.

O conselho de administração do CHL salienta ainda que “encontrando-se o grau de risco em constante avaliação pelas entidades competentes da área governativa da saúde, as medidas agora enunciadas serão monitorizadas, e divulgada a sua atualização ou reposição”.

Sete doentes morreram infetados com Covid-19 na sequência do surto no Serviço de Medicina II do Hospital de Leiria. A última atualização do hospital, na quarta-feira, indicava que estavam 21 profissionais infetados, dos quais dois já estão recuperados, e 21 doentes, dos quais sete morreram e há um recuperado, informou à Lusa fonte do CHL.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR