O Hospital do Espírito Santo (HESE), em Évora, informou que nas próximas horas não vai receber doentes Covid-19 ou suspeitos de estarem infetados, uma medida que será reavaliada a cada 12 horas.

A decisão tem por base o “extraordinário aumento de afluxo de doentes na Área Dedicada aos Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral (ADR SU)” e foi comunicada ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes na noite de domingo, por volta das 20h30. Por esse motivo, “os doentes Covid ou suspeitos Covid não deverão ser encaminhados para o HESE”, lê-se no comunicado divulgado pela unidade. Até há data, o conteúdo do comunicado mantém-se, confirmou o Observador junto de fonte hospitalar. 

Os restantes doentes “serão atendidos como habitualmente, pelo que o serviço de urgência geral continuará a dar resposta aos doentes urgentes com outras patologias”. O hospital reforça que a “presente medida afeta apenas os doentes Covid-19 ou suspeitos Covid-19, enviados pelo CODU”.

A enfermaria Covid-3 arrancou a 23 de dezembro, com 20 camas, e encontra-se lotada. Já o espaço da enfermaria Covid-1 foi alargado “passando a utilizar o espaço das instalações da futura Unidade de Cuidados Intensivos, num total de 10 camas, que se encontra quase lotada”.

Ontem à noite, acrescenta a nota, “o HESE tinha 69 doentes com Covid-19 internados, estando 8 em UCI, o maior número registado até ao momento desde o início da pandemia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR