Um sismo com magnitude 5,4 na escala de Richter foi registado ao final da manhã desta segunda-feira nas ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira, informou a Proteção Civil dos Açores. O sismo não provocou danos materiais, informou à agência Lusa a Proteção Civil açoriana.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adianta que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o evento ocorreu às 11h47 locais (12h47 em Lisboa) e teve magnitude de 5,4 na escala de Richter e epicentro a cerca de 67 km a WNW (oés-noroeste) de Capelo, na ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento, “o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Capelo, Castelo Branco, Praia do Norte e Feteira (concelho da Horta, ilha do Faial)”.

O evento foi ainda sentido com intensidade “IV nas freguesias de Cedros, Salão, Ribeirinha, Praia do Almoxarife, Flamengos, Angústias, Matriz e Conceição (concelho de Horta), na ilha do Faial”, adianta a Proteção Civil. No Pico, o sismo foi sentido também em várias freguesias com intensidades III/IV, assim como na ilha de São Jorge. Na ilha Terceira, foi sentido com intensidade III na Escala de Mercalli Modificada também em várias freguesias, de acordo com o comunicado da Proteção Civil.

O Serviço Regional de Proteção Civil açoriana adianta ainda que “o CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”.

Contactada pela Lusa, fonte da Proteção Civil entidade declarou não haver até ao momento registo de danos materiais ou humanos.

Notícia atualizada às 17h18