André Onana, o guarda-redes de 24 anos do Ajax, foi suspenso um ano pela UEFA na sequência de um controlo anti-doping positivo. Segundo o comunicado do clube holandês, o guardião foi testado em outubro do ano passado, depois do jogo da Liga dos Campeões contra a Atalanta, e acabou por ser detetada no organismo uma substância proibida.

“O Conselho Disciplinar da associação europeia de futebol, a UEFA, impôs uma suspensão de 12 meses a André Onana por uma violação de doping. Depois de um controlo ‘fora de competição’ [dias depois do jogo] a 30 de outubro do ano passado, foi encontrada a substância Furosemida na sua urina. A suspensão é efetiva a partir do dia de hoje e aplica-se a todas as atividades relacionadas com o futebol, tanto nacionais como internacionais”, começa por referir a nota do Ajax, que indica então que Onana não só está impedido de representar o clube como também a seleção dos Camarões, pela qual já foi internacional em 18 ocasiões. Em seguida, o Ajax explica os motivos pelos quais o guarda-redes tinha a substância referida, um diurético, no organismo.

“Na manhã do dia 30 de outubro, Onana estava a sentir-se mal. Queria tomar alguma coisa para acalmar o desconforto. Sem conhecimento, contudo, tomou Lasimac, um fármaco que tinha sido receitado anteriormente à mulher. A confusão de Onana levou a que, induzido em erro, tenha tomado os comprimidos da mulher, acabando por causar esta medida da UEFA contra o guarda-redes. O Conselho Disciplinar da UEFA afirmou que Onana não teve intenção de fazer batota. Ainda assim, a UEFA acredita, com base nas regras anti-doping aplicáveis, que um atleta tem o dever em todas as alturas de garantir que nenhuma substância proibida entra no organismo”, explica o clube de Amesterdão, que está no primeiro lugar da liga holandesa e deve agora cumprir o resto da temporada com o guarda-redes suplente, o experiente Maarten Stekelenburg.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comunicado inclui ainda uma mensagem de Edwin van der Sar, antigo guarda-redes do Ajax e da seleção holandesa e atual diretor executivo do clube, que indica que os holandeses vão recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto e rejeita a utilização de substâncias de aumento de performance. “É óbvio que defendemos um desporto limpo. Isto é um revés terrível, para o André [Onana] para certamente também para nós enquanto clube. O André é um guarda-redes de topo, que tem dado provas do seu valor ao serviço do Ajax ao longo dos anos e é muito popular entre os adeptos. Tivemos esperança de que fosse uma suspensão condicional ou uma suspensão muito mais curta do que estes 12 meses, porque nada disto foi para fortalecer o corpo dele e assim melhorar a sua performance“, escreveu Van der Sar.

AZ Alkmaar v Ajax - Dutch Eredivisie

Sébastien Haller foi a contratação mais cara da história do Ajax — mas não foi incluído na lista de jogadores inscritos na Liga Europa

Onana, de apenas 24 anos, viajou para a Europa através da Academia Samuel Eto’o, nos Camarões, integrando as camadas jovens do Barcelona numa primeira fase. Mudou-se para o Ajax e para a Holanda em 2015, com 19 anos, e fez parte de uma geração de ouro da formação de Amesterdão que incluía nomes como De Ligt, agora na Juventus, De Jong, no Barcelona, e Van de Beek, no Manchester United. Foi um dos destaques da equipa de Erik ten Hag que em 2018/19 chegou às meias-finais da Liga dos Campeões, caindo com o Tottenham de Mauricio Pochettino, e é o titular indiscutível da baliza há cinco temporadas.

A suspensão de Onana surge numa altura em que o Ajax já estava envolvido numa história, no mínimo, insólita. Durante o mercado de inverno, o clube holandês bateu o recorde de transferências e contratou Sébastien Haller ao West Ham por mais de 22 milhões de euros, tornando o avançado costa-marfinense no jogador mais caro a viajar para Amesterdão. Haller estreou-se apenas dois dias depois de ser apresentado, logo contra o PSV, e marcou o primeiro golo numa vitória fora de casa contra o Twente. Ora, de forma surreal, o Ajax esqueceu-se de inscrever o jogador na lista atualizada enviada à UEFA com os nomes que poderão competir na Liga Europa — o que significa que o avançado não poderá jogar pelo clube na eliminatória dos 16 avos de final, contra o Lille. “É, de facto, verdade que Haller não está na nossa lista de jogadores para a Liga Europa. Estamos a trabalhar com a KNVB [Federação holandesa] e a UEFA para descobrir onde as coisas correram mal”, anunciou o Ajax, garantindo que ainda tem esperança de poder contar com o avançado na competição europeia.