A Turquia anunciou quarta-feira que enviará à Lua uma nave não tripulada de fabrico turco em 2023, como parte de um programa espacial que inclui a construção de uma base de lançamento de foguetes com outros países.

“O primeiro pouso será feito na Lua com o nosso foguete híbrido nacional, que será colocado em órbita no final de 2023 por meio da cooperação internacional”, disse o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, num comunicado publicado esta quarta-feira no jornal Hürriyet.

Erdogan anunciou que o programa espacial tem dez objetivos estratégicos, incluindo enviar um astronauta turco ao espaço, melhorar a tecnologia dos satélites e criar uma base para o lançamento de foguetes, mas insistiu que a prioridade é pousar na Lua para comemorar o centenário da República Turca em 2023.

Se Deus quiser, vamos para a Lua”, acrescentou o Presidente turco.

O ministro da Indústria e Tecnologia, Mustafa Varank, disse esta quarta-feira que a Turquia chegou a acordo com vários países para desenvolver o programa espacial e que está a negociar com outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos prestes a assinar outros acordos com o Paquistão e o Azerbaijão. Também continuamos as negociações com as autoridades e com empresas dos Estados Unidos, Rússia, Japão, Índia e China”, disse o ministro à agência de notícias Anadolu.

Erdogan conversou há duas semanas com o presidente da SpaceX, Elon Musk, sobre a cooperação em tecnologias espaciais, embora até agora nenhum acordo concreto tenha sido anunciado.

Em cooperação com a SpaceX, a Turquia colocou o satélite Türksat 5A em órbita em janeiro e o lançamento do Türksat 5B está programado para o segundo trimestre deste ano.

Agência Espacial Europeia recruta astronautas para viagem à lua

Sonda dos Emirados Árabes Unidos entra na órbita de Marte