Sporting campeão, FC Porto e Sp. Braga apurados para a Liga dos Campeões, Benfica em quarto lugar e P. Ferreira com acesso à Liga Europa. São estas as principais conclusões do estudo que o CIES Football Observatory, o Observatório para o Futebol, fez sobre os prováveis resultados finais das ligas europeias, cujo relatório final foi publicado esta segunda-feira.

O estudo indica então que, provavelmente, o Sporting será mesmo campeão nacional 19 anos depois, superando o FC Porto, que será segundo classificado, e o Sp. Braga, que repete o terceiro lugar da época passada — dragões e minhotos ficam assim apurados para a fase de grupos e para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, respetivamente. Já o Benfica, teoricamente, fica na quarta posição, fora do pódio pela primeira vez desde 2007/08, e terá de disputar o playoff de acesso à Liga Europa. O P. Ferreira, que deve terminar em quinto, vencendo a luta direta com o V. Guimarães, garante a qualificação a segunda pré-eliminatória da Liga Europa, regressando às competições europeias pela primeira vez desde 2013/14.

O treinador do Paços de Ferreira, Pepa, dá indicações aos seus jogadores durante o jogo da da 25ª Jornada da Primeira Liga de Futebol contra o Rio Ave, disputado no Estadio dos Arcos, em Vila do Conde, Porto, 7 de junho de 2020. A Primeira liga portuguesa é retomada após uma suspensão de cerca de três meses devido à pandemia de coronavírus. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

No que toca à despromoção, o CIES Football Observatory indica que Famalicão e Tondela serão despromovidos à Segunda Liga, sendo que o Farense terá de disputar o playoff de acesso à Primeira Liga com o terceiro classificado da Segunda — o que significa que Boavista e Gil Vicente, atualmente na zona de despromoção, irão garantir a manutenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Simultaneamente, o relatório faz a prospeção dos prováveis resultados finais das principais ligas europeias. Em Inglaterra, o Manchester City deve mesmo ser campeão, com Manchester United, Liverpool e Chelsea a assegurarem os lugares seguintes e o consequente apuramento para a Liga dos Campeões. Já o Tottenham de José Mourinho, segundo o Football Observatory, fica em 9.º, fora de todas as competições europeias. Fulham, Burnley e West Bromwich descem, enquanto que Brentford, Norwich e Swansea sobem à Premier League.

TOPSHOT-FBL-EUR-C1-LEIPZIG-PSG

Em Espanha, o Atl. Madrid é apontado como o provável campeão, terminando com mais três pontos do que o Barcelona, e Real Madrid, Sevilha e Real Sociedad ocupam os lugares seguintes. Em Itália, o Inter Milão deve acabar com a hegemonia que a Juventus tem protagonizado nas últimas nove temporadas, terminando à frente do AC Milan. A equipa de Cristiano Ronaldo ficaria então no terceiro lugar, seguindo-se o Nápoles e a Roma de Paulo Fonseca. Na Alemanha, sem surpresas, o Bayern Munique deverá ser campeão pela nona época consecutiva, à frente do RB Leipzig e do Bayer Leverkusen, enquanto que o Ajax deverá revalidar o título conquistado em 2018/19 na Holanda, depois de a edição passada do campeonato ter sido cancelada devido à Covid-19.

A grande surpresa fica mesmo reservada para França. Segundo o relatório, o PSG deve falhar o tetracampeonato francês e acabar na segunda posição da Ligue 1, com menos um ponto do que o Lyon. Lille, Mónaco e Rennes ficam nos lugares seguintes. De acordo com o CIES, estas projeções foram feitas através dos dados disponíveis até ao dia 10 deste mês de fevereiro e resultam de um modelo estatístico que se baseia em variantes como remates enquadrados, remates dentro da grande área (tentados e concedidos), posse de bola e passes realizados pela equipa e pelos adversários no último terço do terreno.