A Autoridade de Saúde dos Açores informou esta sexta-feira que, nas últimas 24 horas, não houve registo de novos casos positivos de Covid-19 na região, tendo recuperado da doença três doentes.

“Quatro meses e 10 dias depois de 17 de outubro, a região volta a registar um dia sem casos positivos”, refere a entidade no seu comunicado emitido diariamente.

Esta sexta-feira também já não existem doentes com Covid-19 internados em qualquer um dos três hospitais da região, localizados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. Na quinta-feira, havia ainda um doente hospitalizado em Ponta Delgada (São Miguel).

Segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, foram realizadas nas últimas 24 horas 1.963 análises que “não revelaram qualquer resultado positivo” e “no mesmo período, três pessoas recuperaram da doença”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As recuperações registaram-se na Matriz e em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande (ilha de São Miguel), e ainda nas Lajes, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

“A Terceira entra hoje [esta sexta-feira] no mapa das ilhas sem Covid-19, juntando-se a Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo”, refere a Autoridade de Saúde.

No arquipélago existem atualmente 894 pessoas em vigilância ativa e uma única cadeia de transmissão local, na ilha do Pico.

Assim, os Açores contam esta sexta-feira com 56 casos positivos ativos, sendo 47 em São Miguel, oito no Pico e um no Faial.

Desde o início da pandemia já foram diagnosticados 3.839 casos positivos nos Açores, tendo recuperado da doença 3.649 pessoas e 29 morreram.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 2.498.003 mortos no mundo, resultantes de mais de 112,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.